Orquestra Sinfônica e Magical Mystery Band tocam e cantam junto a profissionais da saúde pela esperança de dias melhores

Médicos Juliano, Vitor e Cristiano participaram do vídeo

Por mais sombrios que os dias estejam, o sol voltará a brilhar. Para compartilhar essa mensagem de esperança, a UFSM, a Orquestra Sinfônica de Santa Maria e a Magical Mystery Band, conjunto santa-mariense de tributo aos Beatles, se uniram a profissionais de saúde na produção de um vídeo que, além do recado positivo, homenageia todas e todos que estão na luta diária contra a pandemia.

O resultado é um mosaico de gravações realizadas de forma remota com músicos eruditos e populares junto a médicos que também tocam e cantam – três deles atuam no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). O projeto partiu de uma sugestão da gestão da Universidade para homenagear os profissionais. O maestro da Orquestra, João Batista Sartor, conta que a escolha da canção se baseou na qualidade e popularidade dos Beatles e, principalmente, na mensagem de otimismo que a letra traz: “Here comes the Sun. Aí vem o Sol. Tem tudo a ver com esse momento de despertar a esperança pelo fim da pandemia e o recomeço. Esperança, também, através da reafirmação da Ciência e da Arte como pilares da humanidade”.

Vídeo também teve a participação de profissionais do Husm

No total, participaram 53 músicos: 43 da Orquestra, seis da Magical Mystery e os médicos Arno Britz, Juliano Rigon, Vítor Calegaro e Cristiano Abaid. As gravações foram feitas pelos próprios artistas, a partir de seus celulares, desde meados de maio e depois organizadas em um processo de edição de vídeo e áudio durante aproximadamente um mês. A parceria entre a Banda e a Orquestra não é de agora: já rendeu concertos temáticos com canções dos Beatles, e cenas de uma apresentação de 2019 também figuram no audiovisual.

O vídeo tem direção e edição de Paulo Cóser, direção artística de João Batista Sartor, áudio de Cassiano Rathke, produção de Débora Flores Dalla Pozza e arranjo musical de Dilber Alonso, que também participa da assessoria artística junto a Renato Molina.

Lançamento

O vídeo foi apresentado em primeira mão nesta sexta-feira (3) para profissionais que atuam no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). Uma televisão foi instalada no subsolo do prédio, próximo ao equipamento em que os funcionários registram o ponto. Foram programadas exibições em três momentos ao longo do dia, por volta de 7h, 13h e 19h, horários em que há troca de plantão e os funcionários já circulam pelo local.

O vídeo pode ser conferido no Farol.

Fotos: Reprodução/vídeo