UFSM realiza formatura da 80ª Turma de Enfermagem por videoconferência

Nesta quinta-feira (16), foi realizada a cerimônia de formatura da 80ª turma de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. A colação de grau dos 16 formandos aconteceu por webconferência e transmitida pelo Farol UFSM. O evento teve a participação do reitor Paulo Afonso Burmann e do diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), professor José Édson Paz da Silva.

Universidade formou 16 novos profissionais de saúde em cerimônia virtual

As alunas Hentielle Lima e Fernanda Trombini foram as oradoras da turma. No discurso, destacaram o papel fundamental da Enfermagem como uma profissão que está na linha de frente do combate à pandemia de Sars-CoV-2 e das dificuldades que o contexto atual proporcionou ao último semestre da graduação.  Já no seu discurso, Laís Mara da Silva, professora paraninfa, reforçou a dificuldade do momento em função da COVID-19 e comentou sobre a importância de uma universidade pública, gratuita e de qualidade para a formação dos estudantes.

Já o reitor Paulo Afonso Burmann ressaltou a emoção presenciada pela formação da 80ª turma do curso, mesmo com o novo formato, no ano em que a universidade completa 60 anos. Burmann também destacou o papel do Hospital Universitário para a comunidade e para o aprendizado dos estudantes, principalmente na área das ciências da saúde.

Nova Instrução Normativa para formaturas

No dia 30 de junho a UFSM publicou, por meio da Pró-Reitoria de Graduação, uma Instrução Normativa sobre as formaturas que serão realizadas durante a suspensão das atividades presenciais por restrições sanitárias em função da pandemia do novo Coronavírus. O documento prevê que as cerimônias podem ser feitas por webconferência, via Google Meet, ou presencialmente, como formatura de gabinete, com limite máximo de dois formandos.

A Prograd também elencou os casos que terão prioridade de critério para entrega dos diplomas, cujo agendamento de datas será de responsabilidade do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (Derca). São eles: cursos ligados à área da saúde; diplomas justificados para uso externo (em outro país); diplomas necessários para participação em concursos ou posse; demais pedidos solicitados e justificados como urgentes. Casos não urgentes serão atendidos após a lista de prioridade.

“Quando uma turma integralizar seus créditos, a coordenação pede a formatura. Ou seja, os alunos que conseguiram cumprir seus estágios adequadamente estão aptos a ir para o mundo do trabalho e a UFSM entende que não deve barrar as turmas prontas”, afirma Martha Adaime, pró-reitora de Graduação.

Em caso de formatura por webconferência, o aluno que não puder se fazer presente deve comunicar a coordenação do curso com até dois dias de antecedência. Já no modo presencial, de gabinete, além de um ou dois formandos, também estará presente o coordenador e o secretário do curso, todos de máscara e a 1,5 metro de distância em um ambiente devidamente higienizado.

Martha também afirmou que já há outras formaturas agendadas. O curso de Engenharia Agrícola do campus de Cachoeira do Sul já tem data marcada: 24 de julho. Sobre as demais formaturas após o retorno das atividades presenciais, a pró-reitora explica que haverá uma votação da Comissão de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) pelo novo calendário.

Reportagem: Juan Grings, bolsista de jornalismo da Agência de Notícias da UFSM
Edição: Davi Pereira