Centro de Educação lançará livro que estimula o diálogo com as crianças no “novo normal” da pandemia

Com a intenção de aproximar dois públicos distintos, o livro “Conhecimentos compartilhados entre crianças e adultos sobre a Covid-19”, criado por professoras do Centro de Educação da UFSM e com previsão para o mês de agosto, é uma obra que busca dar espaço para as crianças expressarem sua opinião – a partir de desenhos no próprio livro ou conversas com pais e professores sobre o que é lido – e estimular a reflexão dos adultos sobre a a relação com os pequenos, convidando a ouvi-los com mais atenção.

O livro foi escrito e e ilustrado especialmente para estudantes do anos iniciais. Ao discutir os assuntos mais comuns do contexto da pandemia causada pelo novo coronavírus, como a importância da higiene das mãos ou o uso de máscara toda vez que precisar sair de casa, o objetivo é que pais e filhos ou alunos e professores disponibilizem um pouco do seu tempo para estarem juntos, ouvir e aprender em conjunto, trocarem experiências e pensamentos. “Gostaríamos de perpetuar o convite à atenção ao que a criança tem a dizer. Elas compartilham conosco rotinas, sonhos, objetivos, desafios e esperanças. Entretanto, nem sempre levamos em consideração suas opiniões e formas de pensar” , diz Aruna Noal, uma das professoras responsáveis pelo livro.

A obra ainda busca aproximar as pessoas da ciência, da pesquisa e dos conceitos que envolvem a pandemia e o coronavírus. O conteúdo é dividido em duas partes: a primeira é uma história com base científica que pode ser lida ou contada de diferentes maneiras para o público infantil; a segunda, direcionada aos adultos, conta com reflexões sobre o momento que estamos vivendo e sugestões de como organizar os dias com as crianças. “Elas desenvolvem-se e (re)constroem-se nos momentos prazerosos, como fazer um bolo, limpar e arrumar os brinquedos, superando medos, a insegurança, aprendendo a lidar com a falta de paciência de maneira positiva, entre outras situações. É fundamental dialogar e lidar com os diferentes sentimentos, tornando a sua experiência de vida em família a mais prazerosa possível”, destaca.

Além de desempenhar um papel de reflexão e colaboração, o livro ainda destaca conhecimentos sobre a doença e outros desafios impostos pela nova realidade da pandemia. O material é inspirado em obras orientais, nas quais o leitor pode compor “junto” enquanto faz a leitura, escrevendo ou desenhando sobre o tema abordado. “Composto entre autor e leitor, escrito e reescrito. Ele só estará completo quando estiverem nele as anotações, as intervenções do leitor, criança ou adulto”, explica a professora.

O projeto do livro teve início com uma solicitação da própria reitoria, ainda na fase inicial da pandemia, do distanciamento social e da suspensão das atividades presenciais. O objetivo era encontrar canais de vínculo
com a comunidade externa e de divulgação de conhecimentos científicos relacionados à Covid-19.
Além da professora Aruna, a técnica em Assuntos Educacionais do CE, Giséli Duarte Bastos, participou da construção textual do livro e as ilustrações ficaram por conta do acadêmico do 5º semestre do curso de Desenho Industrial da UFSM, Guilherme Mohr. O livro será lançado pela Editora da UFSM, com revisão da Tagiane Mai, diagramação do Gustavo Carvalho. O livro terá distribuição gratuita, destinado para espaços educacionais, famílias e professores de escolas públicas.

Reportagem: Eloíze Moraes, bolsista da Agência de Notícias da UFSM
Edição: Davi Pereira