Terceira etapa da pesquisa CovidPsiq já está disponível, inclusive para novos participantes

Imagem em formato quadrado, com efeito degradê, nas cores bege e roxa, no sentido da esquerda para a direita. No ângulo superior esquerdo, há o logo do projeto COVID Psiq (rosto humano, de perfil, delineado na cor roxa, com a imagem de uma árvore, cuja copa está no lugar do cérebro). Na parte superior e inferior da imagem, há uma seta, também com efeito degradê, nas cores bege e roxa, indicando da esquerda para a direita, fazendo o contorno da imagem. No centro da imagem, em letras maiúsculas, na cor roxa, lê-se: “COMO ESTÁ SUA SAÚDE MENTAL?”, dividido em duas linhas, com o fragmento “a sua” em sentido vertical. Abaixo, em letras menores, na cor roxa, na cor roxa, lê-se “QUESTIONÁRIO DA TERCEIRA ETAPA”.A terceira etapa da pesquisa CovidPsiq já está disponível. Nesta fase, foca-se mais no trabalho e estudo durante a pandemia, parentalidade e estresse estudantil. Quem já participou das fases anteriores, recebeu email com o link há poucos dias (pode estar em spam). Quem ainda não é participante, pode acessar o questionário pelo link.

Além desta nova etapa, agora o projeto conta com um programa de lives semanais, trazendo à discussão os tópicos de maior importância identificados. As lives são voltadas à população geral, e são realizadas com convidados com destaque em suas áreas, com uma perspectiva interdisciplinar, ocorrendo todas as terças, das 20h às 21h, no canal do Youtube ou na página no Facebook.

Quem quiser receber notificações sobre as lives e outras novidades da pesquisa pode seguir o projeto no canal do Youtube ou nas redes sociais. Também é possível se inscrever na lista de correspondências pelo site (www.covidpsiq.org) ou indicar que deseja receber essas informações por email no final do questionário de pesquisa.

Pelo site, pode-se ainda conferir os resultados, matérias veiculadas na mídia, orientações para manter saúde mental e outras informações do projeto. Para entrar em contato com a equipe, basta enviar uma mensagem pelo link.

A pesquisa é coordenada pelo professor do Departamento de Neuropsiquiatria Vitor Crestani Calegaro. A equipe é formada por médicos psiquiatras, psicólogos, professores, residentes e alunos de graduação e pós-graduação da UFSM, Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Franciscana (UFN) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A pesquisa foi avaliada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e tem financiamento próprio, sem conflitos de interesse.

Em caso de dúvidas, comentários ou sugestões, o email da equipe é covid19psiqufsm@gmail.com.

Confira perguntas e respostas sobre a pesquisa elaboradas pela equipe responsável:

Por que participar deste estudo?

Com a sua contribuição, poderemos levantar dados sobre o impacto da pandemia na saúde mental dos brasileiros, a fim de gerar informações relevantes para o tratamento de transtornos mentais como depressão, ansiedade, estresse pós-traumático e uso de substâncias.

Que informações serão coletadas?

São perguntas sobre a sua experiência com a Covid-19, ao isolamento social, à situação econômica, sintomas emocionais e comportamentais, e hábitos de vida. Os dados são confidenciais e anônimos. A única informação pessoal que precisaremos é o seu endereço de email.

Quanto tempo leva para responder?

O questionário é mais breve que o da primeira etapa, e leva de 10 a 15 minutos para preencher.

Quem pode participar?

Qualquer brasileiro residindo no Brasil ou no exterior, ou estrangeiro morando no Brasil, que tenha 18 anos ou mais.

E se eu não quiser mais participar?

A pesquisa é totalmente voluntária. Você pode interromper a sua participação a qualquer momento.

Posso ter acesso aos resultados?

Os resultados são de livre acesso, disponibilizados na página www.covidpsiq.org/resultados.

Notícia vinculada a