Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

47ª Feira do Livro de Santa Maria será de 1º a 10 de outubro, em formato híbrido



A Feira do Livro de Santa Maria 2020 tem lançamento na tarde do dia 1º de outubro. A transmissão pode ser acessada via live no Facebook e YouTube da Feira do Livro a partir das 19h. Na ocasião será feita uma homenagem ao patrono, Guido Isaia.

A 47ª edição da Feira vai de 1º a 10 de outubro, em formato híbrido, com atrações via redes sociais e alguns lançamentos e sessões de autógrafos presencias, com todos os protocolos de segurança. Obras da Editora UFSM e de professores da Instituição estão entre os lançamentos. Algumas das atrações nacionais são Djamila Ribeiro, Débora Noal, Laurentino Gomes e Lázaro Ramos.

O patrono da Feira do Livro 2020 é Guido Cechella Isaia. O empresário é um dos filhos de Salvador Isaia, que consolidou a empresa Eny Calçados como uma das maiores do seu ramo no Rio Grande do Sul. Guido é um dos diretores da empresa e presidente da Fundação Eny, que idealizou e criou. Ele adquiriu o hábito de fotografar com seu pai, Salvador e, juntos, fizeram filmes que hoje são verdadeiras relíquias do passado de Santa Maria. Do alto do Edifício Mauá, registraram o povo da cidade, as procissões e as festas da Eny que são a lembrança de uma empresa que hoje tem 95 anos de história. Apesar de nunca ter publicado um livro de sua autoria, já incentivou diversos outros autores, não apenas dando entrevistas sobre o passado da cidade, mas, diretamente, por meio da Fundação Eny, publicando sete obras sobre diferentes temas, sobretudo a memória, seja da empresa, seja da cidade e de quem nela vive.

O escritor homenageado é Ronai Pires da Rocha. Ronai é doutor em Filosofia pela UFRGS e professor aposentado da UFSM. É autor de cinco livros e tem participação em outros sete. Foi pró-reitor de Graduação da UFSM entre 1985-1990.

A professora homenageada é Laura Maria França Fernandes. Ela trabalhou na escola E.E. Básica Profª. Margarida Lopes e, na atualidade, desenvolve suas atividades na escola estadual padre Rômulo Zanchi, sempre como professora de língua portuguesa e artes, dedicando-se à hora do conto, atuando nas bibliotecas e como incentivadora à leitura. Participa do projeto Mala de Leitura, do patrono da Feira 2019 Maurício Leite.

O homenageado é Carlos Alberto Bellinaso. Autor de mais de duas dezenas livros e integrante da Academia Santa-Mariense de Letras e da Casa do Poeta de Santa Maria, Bellinaso faleceu em 2019.

A Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura Municipal, Câmara do Livro, Cesma, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Franciscana (UFN) e 8ª Coordenadoria Regional de Educação.

Programação e mais informações no site.

Fonte: Assessoria Integrada de Comunicação da UFN


Publicações Recentes