Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Fotogramas da memória: DAG celebra a importância do resgate visual e sonoro da UFSM

Pesquisadores da história audiovisual santa-mariense contam sobre a produção realizada na instituição e na cidade ao longo do tempo



Em 9 de junho, é celebrado o Dia Internacional dos Arquivos, em referência à criação do Conselho Internacional de Arquivos (International Council on Archives – ICA), que em 2023 completa 75 anos. Integrando as celebrações, a UFSM, por meio do Departamento de Arquivo Geral (DAG) e da Pró-Reitoria de Extensão, organizou o seminário Fotogramas da Memória Audiovisual da UFSM, na manhã da última terça-feira (6), no auditório do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH).

Juntou-se à programação a exposição “UFSM – Território de Memórias”, que esteve em exibição de 3 a 9 de junho no Espaço UFSM do Shopping Praça Nova. Na mostra, o público pôde conferir microfilmes e outros documentos textuais, fotográficos, sonoros e audiovisuais preservados no arquivo histórico da UFSM, os quais evidenciam a atuação da instituição nas áreas de ensino, pesquisa e extensão desde a década de 60.

Da esq. para a dir.: os professores Gilvan Dockhorn, Rogerio Lobato e Luis Carlos Grassi

Durante o seminário, foi realizada uma homenagem aos cinegrafistas e aos desenhistas da UFSM. Logo após, Cristina Strohschoen dos Santos, arquivista do DAG, apresentou um retrospecto da produção audiovisual da UFSM, desde a época da TV Educativa, passando pela parceira com a extinta TV Imembuí, até a criação do Estúdio 21. A arquivista também deu ênfase ao resgate dos programas da Rádio Universidade em seus 55 anos.

“A história da UFSM permeia a história da cidade de Santa Maria e região. Assim, resgatar a memória das unidades da universidade consequentemente resgata a história de vida da população santa-mariense”, introduz a arquivista. Para que os arquivos estejam perto da população, há a Lei de Acesso a Informação, desde 2011. “Sendo assim, arquivos de instituições federais de ensino superior devem franquear seus documentos administrativos e históricos para o atendimento a pesquisadores e interessados”, explica a arquivista.

O cinema em Santa Maria

Há ausência nos registros de filmes santa-marienses porque falta maior pesquisa e procura, afirma Marilice Daronco, jornalista, especialista em cinema e autora do livro Milímetros da História. Na obra, ela traz um compilado da experiência audiovisual na cidade, ao apresentar filmes como A Ilha Misteriosa, de José Feijó Caneda, e A Vida dos Solos, de Ana Primavesi, Orion Mello e Joel Cambraia Saldanha. Esta última produção, inclusive, tem como curiosidade a de ser o primeiro documentário educacional de animação da América Latina e de ter sido gravada com uma câmera cedida pelo fundador da UFSM, José Mariano da Rocha Filho.

O que motivou Marilice foi justamente a percepção de que, por não haver um local na cidade destinado à preservação do audiovisual, a guarda das memórias coube unicamente a quem viveu essas histórias, em especial aos realizadores. “À medida que essas pessoas foram saindo da cidade, falecendo, mudando de área, muito se perdeu. Felizmente, por outro lado, tivemos pessoas que preservaram as suas produções”, explica.

Entre as dificuldades encontradas para resgatar as produções, ela conta da degradação que as películas sofrem em função de um mal armazenamento. Inclusive, para recuperar em boa qualidade as obras e disponibilizá-las digitalmente no Youtube, Marilice contatou empresas especializadas na recuperação desses materiais.

Ao resgatar a história do cinema em Santa Maria, a jornalista apresenta a câmera 16 mm como uma personagem. Por ser mais prática e acessível que as câmeras tradicionais de cinema, ela logo popularizou-se entre os cineastas. Na cidade, protagonizou diferentes episódios. Entre 1931 e 1932, Sioma Breitman realizava o Cinejornal Aurora na vitrine de sua loja, no Calçadão, permitindo ao público conhecer o que a 16 mm podia fazer.

Da esq. para a dir.: a arquivista Cristina Strohschoen dos Santos, a produtora cultural Denise Copetti, a jornalista Marilice Daronco e o jornalista Nicola Garofallo

Outro episódio relatado por Marilice foi em 1958, quando é inaugurado oficialmente o circuito de TV Fechado da UFSM, que realizava filmagem de cirurgias e outras atividades científicas com fins didáticos. Foi o primeiro circuito desse tipo na América Latina.

O polo cultural

A partir disso, a jornalista entende que Santa Maria sempre foi um polo cultural. “Se pensarmos que temos realizações tanto de equipes daqui quanto de fora desde pelo menos 1910, isso é muito forte, pois temos a primeira exibição no mundo em 1895”, compartilha. Houve picos de produção local, mas Marilice compreende que a qualificação de polo cultural não diz respeito somente à realização de filmes, mas também aos cinemas de rua, aos cineclubes e à luta para que a cidade não ficasse sem salas de cinema nos anos 2000. No mais, a pesquisadora cita os festivais, como o Santa Maria Vídeo e Cinema, o Festival Nacional de Cinema Independente (Fenacin) e o Festival Internacional de Cinema Estudantil (Cinest), dentre outros.

“Não temos como separar a história da UFSM da de Santa Maria, e vice-versa. E é quando conhecemos algo que aprendemos a respeitar, amar e preservar esse patrimônio”, continua. Ainda, ela atenta para o número expressivo de filmes nos formatos de 16 mm e 8 mm que ainda estão sem digitalização e questiona quantas memórias estão sendo perdidas. “O que temos ali de Santa Maria, de suas pessoas, da própria universidade. É um mundo de informações a ser explorado”, acredita.

Construtores da história

Em consonância, chega a voz de Nicola Chiarelli Garofallo, jornalista e diretor da Divisão de Rádio e TV Educativa da UFSM de 1974 a 1977: “Tudo isso que aconteceu se deve à paixão das pessoas em produzir algo”, conta, ao relembrar o histórico de consolidação da Imprensa Universitária. Com relação a isso, cita um dia que ficou marcado em sua memória, quando viu filmes secando na fachada do prédio da Antiga Reitoria da UFSM, um momento que assinala que, mesmo com as limitações tecnológicas, a busca pela produção audiovisual não cessou.

Para contar sobre a produção audiovisual em Santa Maria atualmente, estava a produtora cultural Denise Copetti, integrante da equipe do Projeto Acervo Joel Saldanha na TV Ovo. Ela expôs o projeto do Sobrado Centro Cultural, um local para ser referência a acervos históricos da cidade, como o do desenhista Joel Saldanha, criador de uma vasta produção audiovisual e primeiro desenhista da UFSM, que – dentre outras criações – deu forma a um dos símbolos da universidade, o quero-quero. Além disso, o casarão, doado pelo jornalista Marcelo Canellas, será um museu de arte e de som, para que a população conheça o que é feito em suas terras. A seguir, Denise exibiu uma série de vídeos produzidos pela TV Ovo em homenagem à carreira de Saldanha, os quais demostram a diversidade de suas ações.

Só está morto quem é esquecido”

Em seguida, iniciou-se a mesa com os produtores audiovisuais Luis Carlos Grassi e Rogerio Rocha Lobato, que são professores aposentados dos cursos de Comunicação Social (Facos) da UFSM. O professor Gilvan Dockhorn, coordenador do Programa de Extensão Cineclube da Boca na UFSM, também compôs a mesa. Grassi começa relembrando que, mesmo com a realidade precária dos primeiros anos da Facos, esta possuía equipamentos importantes para a época, que inclusive eram solicitados por grandes emissoras. Como uma das produções de destaque na história da cidade, ele relembrou o espetáculo Onde Não Houver Inimigo, Urge Criar Um, produzida na década de 1970 em conjunto com Clênio Faccin, a qual mesclava teatro e cinema (em formato Super 8), em um enredo policial de crítica à ditadura militar.

Um público de cerca de 150 pessoas assistiu ao seminário

O professor Lobato conta da importância das produções realizadas por seus alunos no Estúdio 21 da UFSM, que na época serviam como portfólio para os futuros profissionais. Fez ainda um apelo para que haja um controle desses arquivos, para não se perderem. Quem traz à tona o lema “só está morto quem está esquecido”, que serve de inspiração ao Cineclube da Boca, é o professor Gilvan. Ele frisa como a preservação imortaliza as pessoas. Nesse sentido, apresenta um retrospecto dos cineclubes de Santa Maria. A linha do tempo vai desde o Clube de Cinema até o cineclube Lanterninha Aurélio, da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma).

Gilvan ressalta o quanto as escolhas de filmes buscam valorizar o cinema local, inclusive convidando os produtores das obras exibidas para participar dos debates. Ele comenta que estão nos planos futuros a organização de um acervo com as doações recebidas, concretizando uma filmoteca, e a retomada do curso de extensão em produção de cinema, além da ampliação das atividades do Cineclube da Boca, principalmente com homenagens às pessoas que estão por trás dos filmes.

Como acessar os arquivos do DAG

Em Memória e Patrimônio Documental da UFSM, pode-se acessar instrumentos de pesquisa com a descrição dos documentos do acervo permanente da UFSM, custodiados pelo DAG, além das exposições produzidas, projetos de extensão e o acervo fotográfico disponível pelo Repositório Institucional Fonte.

O acervo textual do arquivo permanente e intermediário do DAG é de 12 mil caixas-arquivo. O acervo não textual, que desde maio de 2022 ocupa a sala 2235 do prédio 74A do CCSH, é constituído de:

• 85.000 negativos fotográficos

• 24.000 fotografias nato digitais

• 50 álbuns de fotografias positivas

• 300 slides

• 750 fitas magnéticas de rolo

• 990 fitas cassete

• 130 filmes em 16 mm

• 814 fitas VHS

• 1.035 rolos de microfilmes

• 2.400 microfichas

Cristina conta que os documentos não textuais estão sendo digitalizados. No momento, há 600 fitas magnéticas de rolo com os primeiros programas da Rádio Universidade, 400 fitas VHS com os primeiros programas da TV Campus e 16 mil negativos fotográficos digitalizados. “Esta digitalização segue as recomendações do Conselho Nacional de Arquivos e é um processo lento”, continua.

Retalhos da Memória de Santa Maria

Uma das ações de compartilhamento da história foi o projeto Retalhos da Memória de Santa Maria, promovido pelo DAG em parceria com a Coordenadoria de Ações Educacionais. A meta foi promover a difusão com acessibilidade da memória fotográfica institucional, por meio da publicação de artigos. Foram produzidos 269 artigos sobre imagens do acervo, os quais foram afixados em calendários impressos de 17 unidades de ensino, publicados no site do DAG e no jornal Diário de Santa Maria. Os recursos de acessibilidade produzidos foram: vídeos em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a comunidade surda e audiodescrição das imagens para os deficientes visuais.

Texto: Gabrielle Pillon, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Fotos: Ana Alicia Flores, estudante de Desenho Industrial e bolsista da Agência de Notícias

Edição: Lucas Casali

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-62487

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes