Live do projeto CovidPsiq terá apresentação de pesquisas sobre Covid-19 e saúde mental nesta terça (29)

imagem em formato quadrado, com fundo na cor bege, delimitado por bordas na cor roxa. Nas bordas superior e inferior, há uma seta, em forma de triângulo, apontando para o centro da ilustração. No ângulo superior esquerdo, lê-se “LIVE”, em letras maiúsculas, na cor roxa. À direita, na mesma linha horizontal, um abaixo do outro, há o logo do Facebook (quadrado azul, de ângulos arredondados, com a letra F minúscula ao centro, na cor branca) e o logo do Youtube (retângulo vermelho, de ângulos arredondadas, com um triângulo branco ao centro, indicando à direita). Em seguida, no mesmo sentido, há o logo do projeto COVID Psiq (rosto humano, de perfil, delineado na cor roxa, com a imagem de uma árvore, cuja copa está no lugar do cérebro) e o brasão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), formado pelos seguintes elementos: três archotes de fogo, que simbolizam os três pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão; a flor-de-lis, simbolizando a purificação, e os archotes com a chama do conhecimento, representando a luz que ilumina o caminho para a sabedoria; o brasão, denotando moral e respeito; a frase em latim “Sedes Sapientiae”, que significa sede (lugar, casa) da sabedoria*. Abaixo, dividido em duas linhas horizontais, lê-se o título da live, “Pesquisas sobre COVID-19 e saúde mental no Brasil”. Abaixo, lê-se a data do evento, “Dia 29 de setembro”, “20h00min”, em letras na cor roxa. Entre as duas informações, há as figuras de duas flechas, na cor roxa, cujas pontas apontam uma para a outra, e também para o centro da imagem, onde há um ponto. Na base inferior da imagem, lê-se ““Para acompanhar, acesse youtube.com/c/covidpsiq ou nosso Facebook COVIDPsiq”. Fonte da descrição do brasão da UFSM: Identidade Visual (https://www.ufsm.br/identidade-institucional/), em 26 de setembro de 2020.A UFSM, a Coordenadoria de Ações Educacionais (Caed) e o projeto CovidPsiq realizam live com a temática “Pesquisas sobre Covid-19 e saúde mental no Brasil” nesta terça-feira (29), às 20h, pelo canal no YouTube. Participam os professores e médicos Mauricio Scopel Hoffmann, Ives Cavalcante Passos, Vitor Crestani Calegaro, Vera Lúcia Esteves Mateus, Christian Loret de Mola Zanatti e Marianna Costa.

Conheça mais sobre os participantes e os estudos a serem apresentados na live:

Mauricio Scopel Hoffmann é psiquiatra e professor licenciado da UFSM, pesquisador do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e pesquisador colaborador do Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento para Crianças e Adolescentes e da London School of Economics and Political Science. Na live desta semana, irá apresentar o estudo “Projeto Conexão Mentes do Futuro – Coorte de Alto Risco para Transtornos Psiquiátricos”.

Ives Cavalcante Passos é professor do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamento da UFRGS. Ele vai apresentar o estudo “Impacto da pandemia pelo novo coronavírus na saúde mental: aspectos relacionados ao suicídio, consumo de mídia e saúde dos profissionais da saúde”.

Vitor Crestani Calegaro, pesquisador responsável pelo projeto CovidPsiq, é professor adjunto do Departamento de Neuropsiquiatria da UFSM, coordena o Ambulatório de Psiquiatria do Centro Integrado de Atenção às Vítimas de Acidentes (Ciava) no Hospital Universitário de Santa Maria, e atua como médico psiquiatra na Coordenadoria de Ações Educacionais (Caed), prestando atendimento aos alunos da Instituição.

Vera Lúcia Esteves Mateus é doutorada em Psicologia Básica pela Escola de Psicologia da Universidade do Minho (Portugal) e, atualmente, pesquisadora de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo). Durante a live, irá apresentar o estudo “Vivências de gestantes e mães de bebês até 12 meses durante a pandemia do coronavírus”.

Christian Loret de Mola Zanatti possui graduação em Medicina Humana – Universidad Peruana Cayetano Heredia – e doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel). Atualmente, é professor da Universidade Federal do Rio Grande e professor colaborador da Ufpel, além de também ser professor colaborador da pós graduação da UFPEL. Irá apresentar o estudo denominado “Coorte de nascidos vivos em Rio Grande em 2019: os acompanhamentos WebCovid-19”.

Marianna Costa é médica psiquiatra e doutora em Psiquiatria e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina da UFRGS. Na live, ela irá apresentar os projetos “Atenção em saúde mental por teleatendimento para profissionais de saúde no contexto da infecção SARS-CoV-2” e “Levantamento sobre variáveis de florescimento humano e crescimento psicológico numa amostra por conveniência brasileira durante a pandemia pela Covid-19”.

Mais informações no Facebook CovidPsiq.