Cientistas de destaque internacional integram palestras da 35ª JAI

Marcelo Gleiser fará a palestra de abertura, no dia 19 de outubro

Devido à pandemia da Covid-19 e à necessidade de distanciamento social, a Jornada Acadêmica Integrada (JAI) precisou adaptar-se. Em 2020, a 35ª edição do maior evento acadêmico da UFSM será realizada totalmente de forma virtual. De 19 e 23 de outubro, a ciência terá destaque nas suas mais diversas áreas com palestras, apresentações orais e performativas. Como é tradição, nomes de grande destaque na ciência nacional e internacional contribuirão com a construção do conhecimento em uma série de palestras durante o evento.

A palestra de abertura, no dia 19 de outubro, ficará a cargo de um dos principais nomes brasileiros da ciência atual, o físico, astrônomo e escritor Marcelo Gleiser. Com o tema “Ciência e Espiritualidade: Incompatíveis?”, o professor discutirá as semelhanças e diferenças entre ciência e religião, em particular de metodologia, e como ambas podem fazer parte da vida de um indivíduo sem conflitos, contanto que os limites e função de cada uma sejam compreendidos.

Gleiser atualmente é professor titular de física e astronomia no Dartmouth College, nos Estados Unidos. Ele é autor de mais de 100 artigos especializados e milhares de ensaios. É vencedor de três prêmios Jabuti, autor de 14 livros com traduções em 15 línguas. Já participou de documentários e séries de TV no Brasil e no mundo. Também foi colunista da Folha de São Paulo por 20 anos. Fundou e dirige o Instituto de Engajamento Interdisciplinar do Dartmouth College. Em 2019, foi o primeiro latino-americano a vencer o Prêmio Templeton, um dos mais prestigiados do mundo, honra que divide com Madre Teresa, Dalai Lama, Desmond Tutu, Aleksandr Solzhenitsyn, e os cientistas Freeman Dyson, Martin Rees, e outros líderes religiosos e intelectuais.

Na terça-feira (20), a palestra plenária será conduzida pelo presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Celso Luiz Moretti, e terá como tema a “Gestão da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Embrapa”.

Na quarta-feira (21), o professor da Escola de Humanidades da PUCRS Marcos Villela Pereira apresentará o debate “Penso, logo é verdade – um ensaio sobre o lugar da verdade na atualidade”.

Na quinta-feira (22), o vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), professor Rodrigo Correa de Oliveira abordará um tema de grande destaque no contexto atual, com a palestra “Resposta imune e vacinas: os desafios impostos pelos parasitas”.

Na sexta-feira (23), a série de plenárias será encerrada pelo diretor-presidente do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), professor Antonio José Roque da Silva, apresenta “O CNPEM e a nova Fonte de Luz Síncrotron Brasileira, Sirius”

A semana da JAI contará ainda com 19 palestras temáticas, com os mais variados assuntos, com pesquisadores externos e da UFSM. Entre as atividades estará a fala do presidente da Anvisa, professor Antonio Barra Torres, sobre o enfrentamento da emergência de Saúde Pública no Brasil decorrente do novo coronavírus.

Conheça a lista completa dos convidados que participarão das Palestras Plenárias e Temáticas durante a 35ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI)

As palestras plenárias ocorrem durante todos os dias do evento, sempre às 9h, e as palestras temáticas terão início às 16h. A transmissão online será feita pelo Youtube, e os links serão divulgados em breve no site do evento. O acesso aos vídeos será liberado ao público, mesmo para quem não estiver inscrito na JAI.

O período para as submissões dos trabalhos já foram encerrados, mas seguem abertas até o dia 21 de outubro as inscrições para quem deseja participar como ouvinte da JAI e receber certificado. Inscreva-se aqui.

Sobre a JAI

A Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM é um evento organizado pelas Pró-Reitorias de Pós-Graduação e Pesquisa, de Extensão e de Graduação que  integra o calendário oficial da Instituição. A JAI busca estimular a participação dos alunos em eventos no meio acadêmico, promover a troca de experiências entre estes alunos e entre alunos e professores/profissionais, divulgar seus trabalhos de ensino, pesquisa e extensão e assegurar o reconhecimento institucional destas ações.

Texto: Unidade de Comunicação Integrada