Projeto que visa produzir flor fora de época teve reunião com participações nacionais e internacionais

Statice é também conhecida como flor seca ou sempre-viva

O ensaio estadual on farm de statice para produção fora de época no RS é um projeto de pesquisa e extensão que tem o objetivo de testar uma tecnologia para produção de statice, também conhecida como flor seca ou sempre-viva, na entressafra no Rio Grande do Sul, e assim, aumentar o lucro do produtor de flores.

O estudo é uma parceria da Equipe PhenoGlad da UFSM, Emater/RS-Ascar e Associação Riograndense de Floricultura (Aflori), e no primeiro ano produziu statice para o Dia das Mães de 2020, de forma inédita, nos municípios gaúchos de Cachoeira do Sul, Ivoti, Rio Pardo, Santa Maria e Vale Verde. O diferencial deste projeto é que  toda a pesquisa é realizada na propriedade dos agricultores envolvidos, uma tendência mundial de fazer pesquisa aplicada às demandas da sociedade.

O primeiro ano de resultados do estudo foi avaliado em uma reunião no dia 2 de outubro, de forma remota, com participação de 47 pessoas e a presença dos produtores e extensionistas da Emater/RS-Ascar que conduziram o ensaio em cinco municípios no RS. Integrantes das Equipes PhenoGlad de instituições do RS, SC, PR, MS e Vale do São Francisco, a extensionista do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Vânia Rejane Baratto,  extensionistas e dirigentes da Emater/RS-Ascar de vários municípios e o diretor da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida, de Júlio de Castilhos, José Alencar Zanon, acompanharam a reunião.

A abertura do evento contou com a presença de autoridades nacionais e internacionais: o reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann; o presidente da Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais (SBFPO), professor da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat) Petterson Baptista da Luz; o presidente da Emater/RS-Ascar, Geraldo Sandri; o vice-presidente da Associação Riograndense de Floricultura (Aflori), Laerte Corrêa Silva; o CEO da Mansuino Breeding Emotions, Andrea Mansuino, em San Remo/Itália; e o consultor internacional em floricultura, produtor e sócio da Cooperflora Cesar Mauricio Torres.

No primeiro ano, o estudo foi conduzido nas propriedades dos agricultores Milton Cauzzo (Santa Maria), Onira dos Santos Silva (Rio Pardo), Paulino Toiller (Vale Verde), Diesser Artier Mota e Maria Carvalho (Cachoeira do Sul) e Laerte Corrêa Silva (Ivoti).

O ensaio será repetido no próximo verão, para que sejam feitos ajustes finos na tecnologia de produção.

Foto: Equipe Phenoglad