A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou no Diário oficial da União de sexta-feira (9) o Edital nº 19/2020, referente ao Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE). A seleção oferece até 1.400 bolsas fora do Brasil para doutorandos regularmente matriculados nos programas de pós-graduação (PPG) com nota igual ou superior a quatro na Avaliação Quadrienal da Capes de 2017, não contemplados no Edital nº 41/2017 do Programa Capes-PrInt (PrInt/UFSM).
Com o orçamento de R$ 89,8 milhões, o Programa permite que alunos matriculados em cursos de doutorado no Brasil façam parte de seus estudos em instituição no exterior. Após a conclusão da bolsa, que dura entre quatro e seis meses, eles devem retornar ao País para a defesa da tese.
Benedito Aguiar, presidente da Capes, reforça a importância do PDSE, que fortalece a pós-graduação stricto sensu das instituições de ensino superior (IES) brasileiras: “Esse programa amplia o acesso da comunidade acadêmica do Brasil a centros internacionais de excelência, valoriza muito a formação de novos doutores e promove e amplifica a visibilidade da ciência produzida no nosso País, pelas parcerias internacionais realizadas, por meio de publicações conjuntas”.
Cronograma
As IES terão até o dia 12 de março de 2021 para selecionar seus candidatos. Os aprovados nessa fase farão a inscrição pelo SICAPES, de 15 de março a 1º de abril, e deverão apresentar certificado de proficiência em língua estrangeira. A previsão é de que todo o processo seletivo dure até 1º de junho. Assim, as atividades no exterior terão início entre julho e setembro de 2021.
Demais informações e dúvidas podem ser encaminhadas para pdse@ufsm.br.