Encontro dos programas Pibid e Residência Pedagógica ocorre na quinta (22) e na sexta (23)

A Pró-Reitoria de Graduação da UFSM (Prograd), juntamente com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa Institucional de Residência Pedagógica (RP), estão promovendo o Encontro Pibid/RP. A iniciativa é um dos eventos-satélite da Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM este ano, e ocorre na quinta (22) e na sexta-feira (23).

O encontro reúne alunos, coordenadores e professores dos cursos de licenciatura da UFSM integrantes dos programas Pibid e RP, bem como professores das escolas de Educação Básica contempladas em ambos os programas. A programação prevê reuniões e lives, divididas por áreas e subprojetos. A palestra de abertura acontecerá no dia 22, às 16h, a cargo de Nilson Cardoso, professor da Universidade Estadual do Ceará e presidente do Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do Pibid e Residência Pedagógica (ForPibid-RP).

O Pibid e a Residência Pedagógica são programas da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC). O Pibid visa proporcionar aos alunos de licenciatura da UFSM, nos primeiros semestres do curso, a inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Já o Programa de Residência Pedagógica tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, a partir da segunda metade do curso, também promovendo a imersão do licenciando nas escolas.

A programação e os links para as atividades poderão ser acessados em ufsm.br/eventos/pibidrp. Outras informações podem ser solicitadas pelo email copa.prograd@ufsm.br.