1º Encontro de Práticas e Pesquisas Comunicacionais Antirracistas ocorre na próxima semana

De 10 a 13 de novembro, o Programa de Extensão Mão na Mídia, da Universidade Federal de Santa Maria, e o Departamento de Ciências da Comunicação do campus de Frederico Westphalen, promoverão o 1º Encontro de Práticas e Pesquisas Comunicacionais Antirracistas, uma realização conjunta com a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), o Grupo de Pesquisa CriaNegra da Unipampa campus Jaguarão e o Projeto de Extensão Afetos – Diálogos e Comunicação para Cidadania, do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O evento está contextualizado na expressão do racismo na sociedade a partir das práticas comunicacionais ainda muito atreladas ao racismo estrutural. Ademais, o combate ao racismo precisa ser apropriado por estudantes de comunicação e pela população em geral como uma questão moral. Os dados do Atlas da Violência de 2019 revelaram que 75,5% das vítimas de homicídios são pessoas negras. Entre 2007 a 2017 “a taxa de homicídios de negros aumentou 33,1% (32,4% para 43,1%) enquanto de não negros a elevação foi de 3,3% (15,5% para 16%)”.

Para compreender esses indicadores, o evento terá na mesa de abertura Andrey Régis de Melo, defensor público, dirigente do Núcleo de Defesa Criminal da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul.

A programação seguirá com discussões sobre branquitude e jornalismo, movimentos negros nas redes sociais, arte e cinema negros, bem como, sobre as questões que permeiam o ingresso e a permanência de estudantes negros nas universidades brasileiras. O evento será encerrado pelo professor e pesquisador Jairo Ferreira (Unisinos), que abordará midiatização, algoritmos e afinidades eletivas.

A atividade será transmitida pelo canal no Youtube do Programa de Extensão Mão na Mídia.

Mais informações e programação aqui

Fonte: Assessoria de Comunicação da UFSM-FW