Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Confira a programação do NTE no Descubra em Rede



O principal objetivo do Descubra UFSM em REDE é divulgar ao público externo, principalmente aos alunos do Ensino Médio, os cursos e iniciativas de ensino, pesquisa e extensão da Universidade, seguindo o formato de uma feira das profissões. Este ano, excepcionalmente, por conta da pandemia de Covid-19, as atividades e programações serão realizadas totalmente de forma virtual, entre os dias 14 e 18 de dezembro. 

O Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE também participará das atividades do Descubra 2020. O NTE é o órgão responsável pela implementação de cursos de graduação e de pós-graduação na modalidade a distância na UFSM, um trabalho desenvolvido em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Além disso, o NTE implementa projetos de educação mediados por tecnologias educacionais e fomenta a incorporação de Tecnologias de Informação e Comunicação aos projetos pedagógicos da UFSM.

Na edição de 2020 do Descubra UFSM em REDE, o Núcleo de Tecnologia Educacional contará com quatro lives para apresentar os cursos EaD da instituição, além de ações, conteúdos e projetos desenvolvidos pelo NTE para utilização didático-pedagógica.

Live 1

A primeira live transmitida pelo NTE acontecerá no dia 14 de dezembro (segunda-feira), das 11h20min às 12h. No primeiro dia, teremos o lançamento do projeto Rede Básica: UFSM em REDE com a Educação Básica, um programa de apoio à Educação Básica em modo remoto. O principal objetivo do projeto consiste em produzir, colaborativamente, recursos e materiais didático-curriculares para estudantes do Ensino Básico, veiculando, através de canal aberto de TV e programas de rádio, os principais conteúdos das diferentes áreas/campos do conhecimento, nos diferentes níveis da Educação Básica, em interlocução com os(as) professores(as) das redes de ensino público de municípios do estado do RS.

A apresentação será feita pela coordenadora do projeto, professora Regina Ehlers Bathelt, e o evento contará, ainda, com a participação de autoridades locais e estaduais. 

Link para acesso: https://www.youtube.com/watch?v=T2cWmgpRfng

Live 2

A segunda live do NTE será realizada no dia 14 de dezembro (segunda-feira), entre 14h15min e 15h. Em um primeiro momento, haverá uma breve apresentação sobre o Núcleo de Tecnologia Educacional da UFSM, contando com a participação do professor Paulo Roberto Colusso, Diretor do NTE/UFSM, e da professora Vanessa Ribas Fialho, Coordenadora Geral da UAB/UFSM.

Na sequência, haverá uma conversa a respeito dos cursos EaD e da formação de professores a distância, com a presença da professora Amanda da Silva Oliveira, coordenadora do curso de Licenciatura em Letras Espanhol e Literaturas, da professora Andrea Ad Reginatto, coordenadora do curso de Licenciatura em Letras Português e Literaturas, e da professora Aline Ferrão Custódio Passini, coordenadora do curso de Licenciatura em Educação Indígena.

Link para acesso: https://www.youtube.com/watch?v=SuFluPjBg3M

Live 3

A terceira live do NTE acontecerá no dia 15 de dezembro (terça-feira), das 13h30min às 14h15min. Nesta live, contaremos com a participação de estudantes e egressos de cursos da modalidade a distância da UFSM/UAB, que compartilharão suas expectativas, experiências, dificuldades, conquistas e histórias relacionadas à EaD.

A mediação do encontro será realizada pela jornalista Anaqueli Rubin, professora conteudista do NTE e uma das idealizadoras da série de minidocumentários “Da distância à mudança”, que objetivou registrar as histórias inspiradoras de pessoas que fizeram graduação a distância pela UFSM/UAB, em diferentes cursos e polos. Todos os vídeos da série estão disponíveis no repositório de vídeos do NTE.

Link para acesso: https://www.youtube.com/watch?v=PGi5Qgf9FAU

Live 4

A quarta live do NTE no Descubra UFSM em REDE será realizada no dia 17 de dezembro (quinta-feira), das 13h30min às 14h15min. Nesta última transmissão, teremos um bate-papo sobre as especificidades e as diferenças entre as modalidades de ensino: Educação a Distância, Ensino Remoto Emergencial, Ensino Híbrido e Ensino Presencial.

O encontro terá a participação da professora Aline Ferrão Custódio Passini, coordenadora do curso de Licenciatura em Educação Indígena UFSM/UAB, da professora Amanda da Silva Oliveira, coordenadora do curso de Licenciatura em Letras Espanhol e Literaturas UFSM/UAB, da professora Andrea Ad Reginatto, coordenadora do curso de Licenciatura em Letras Português e Literaturas, e da professora Vanessa Ribas Fialho, coordenadora geral da UAB na UFSM.

Link para acesso: https://www.youtube.com/watch?v=SPHKVDdGvOM

 ***

A seguir, confira um resumo da programação com os respectivos links para acesso. Todas as lives serão transmitidas pelo canal do Youtube: Eventos NTE UFSM.

Live 114/12/2020 (segunda) 
11h20min às 12h
Lançamento do projeto Rede Básica: UFSM em REDE com a Educação Básica Link: https://www.youtube.com/watch?v=T2cWmgpRfng 
Live 214/12/2020 (segunda) 
14h15min às 15h
O NTE e a formação de professores a distância Link: https://www.youtube.com/watch?v=SuFluPjBg3M 
Live 315/12/2020 (terça) 
13h30min às 14h15min
Alunos e egressos dos cursos a distância da UFSM/UABLink: https://www.youtube.com/watch?v=PGi5Qgf9FAU 
Live 417/12/2020 (quinta) 
13h30min às 15h
Bate-papo sobre modalidades de ensino: Educação a Distância, Ensino Remoto Emergencial, Ensino Híbrido e Ensino PresencialLink: https://www.youtube.com/watch?v=SPHKVDdGvOM 

Participe das lives e envie suas dúvidas sobre os cursos EaD pelos comentários do chat do YouTube, nos links de cada transmissão.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-54784

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes