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Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo firmou-se como espaço formativo em 2020



O ano de 2020 foi bastante atípico para todas as pessoas e instituições. Com a Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo (UEIIA), da UFSM, não foi diferente. Com tantas incertezas, houve a necessidade constante de se reinventar. Desde março, quando foi decretado o isolamento social e tiveram início as atividades remotas da Universidade e das escolas, a Ipê Amarelo procurou manter os vínculos com as crianças, as famílias e a comunidade, sempre tendo também a preocupação de fazer deste um momento de aprendizagens.

Nesse sentido, foram realizadas diversas ações, como os webinários em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria (disponíveis nos seguintes links: 1, 23). 

Foram organizados seis webinários nacionais comemorativos aos 31 anos da Ipê, com o objetivo de divulgar o trabalho e qualificar a interlocução com professores de diferentes redes e sistemas de ensino, profissionais da Educação Infantil e acadêmicos de diversos estados brasileiros.

A equipe da Unidade foi convidada diversas vezes a participar do projeto “UFSM comigo em casa”, da Pró-Reitoria de Extensão. Algumas destas participações ainda estão disponíveis: “Sentimentos da crianças na quarentena”, com a psicóloga Camila Schmitt Pires; “Diferentes possibilidades de contar e criar histórias com as crianças”, com a professora Cláucia Honnef; “Materiais não estruturados e o processo criativo das crianças”, com as professoras Jucemara Antunes e Karine Weber. 

Também houve a participação da Ipê Amarelo no webinário “Percorrendo o Brasil”, junto às demais Unidades Universitárias Federais de Educação Infantil e Escolas de Aplicação, divulgando as ações e buscando conhecer as iniciativas de outros contextos e realidades. Antes disso, foi realizada uma atividade de abertura com os estudiosos portugueses João Formosinho e Júlia Formosinho. Com ampla divulgação, o webinário alcançou 18 universidades de 12 estados, em um total de 66 apresentações, com a presença de mais de 30 intérpretes de Libras e quase três mil participantes, de pelo menos cinco países. Foram realizados diálogos sobre temas importantes, com a participação de nomes como Enrico Rodrigues de Freitas, procurador da República, e Rita Coelho, protagonista da regularização das Unidades de Educação Infantil nas Ifes.  

Também junto às Unidades Universitárias Federais de Educação Infantil e Escolas de Aplicação, foram realizadas reuniões com as gestões e organizados três encontros internos para divulgar, discutir e estudar possibilidades para a Educação Infantil das Ifes em tempos de pandemia. Além disso, a Unidade Ipê Amarelo foi parceira do Fórum Gaúcho de Educação Infantil, do Fórum da Região Central de Educação Infantil e de outros fóruns. 

Assim, buscou-se realizar um trabalho de consolidação da UEIIA como espaço formativo com as redes, sistemas, instituições federais, secretarias de Educação e com acadêmicos de diferentes cursos e centros de ensino.

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