Professores da UFSM co-organizam evento voltado à computação de alto desempenho
Publicado em
De quarta (14) a sexta-feira (16) acontece a 21ª edição da Escola Regional de Alto Desempenho (Erad/RS 2021), evento promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pela Comissão Regional de Alto Desempenho da Região Sul (Crad/RS).
O público-alvo são alunos, profissionais e professores/pesquisadores que atuam direta ou indiretamente na computação de alto desempenho e em áreas correlatas. Os temas abordados incluem técnicas e ferramentas de programação paralela e distribuída, computação em nuvem, computação heterogênea e avaliação/predição de desempenho de software paralelo e distribuído, O evento será online e compreenderá minicursos, palestras acadêmicas e empresariais, sessões de iniciação científica e fórum de pós-graduação, todos direcionados para a área de processamento de alto desempenho.
O evento engloba a região sul do Brasil (RS, SC e PR) e é co-organizado por professores de diversas instituições. A coordenação geral em 2021 está a cargo da Udesc, UFSM e Unipampa. Na UFSM, colaboram os professores João Vicente Ferreira Lima e Andrea Schwertner Charão, ambos do Departamento de Linguagens e Sistemas de Computação do Centro de Tecnologia (CT), respectivamente coordenadores da Maratona de Programação Paralela e dos minicursos da Erad/RS 2021. Entre os organizadores estão também ex-alunos da UFSM, hoje professores de instituições como UFRGS, Unisinos, Unipampa e Udesc. Outros professores e estudantes da UFSM também integram a programação como autores de trabalhos a serem apresentados.
Os participantes inscritos terão direito a certificado e acesso ao ambiente virtual do evento. Participantes não-inscritos poderão acompanhar o evento gratuitamente via YouTube, onde ficarão armazenadas todas as sessões do evento para consulta futura.
A programação e as informações para inscrição estão disponíveis no site do evento.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.