UFSM inaugura complexo com novas salas de aula para o curso de Medicina nesta quarta (12)

Conjunto de obras será inaugurado com a presença do ministro da Educação

Nesta quarta-feira (12), acontece a inauguração de salas de aula no Centro de Ciências da Saúde (CCS), no Campus Sede da UFSM. As salas fazem parte de um conjunto de obras que foram executadas na Universidade. Para o ato de inauguração, a UFSM receberá a visita do ministro da Educação, Milton Ribeiro.

Esta obra integra o novo prédio 28 do CCS, localizado próximo ao Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) e à Biblioteca Central, com salas de aulas destinadas ao curso de Medicina. O edifício tem 1,9 mil m² de área, em três pavimentos, com três salas administrativas e 12 salas de aula, para um total de 720 alunos, além de conjunto de sanitários.

De acordo com a pró-reitora adjunta de Infraestrutura da UFSM, Ísis Portolan dos Santos, a obra havia começado em 2014, porém, houve alguns problemas com a primeira construtora, o que ocasionou o atraso. Os recursos totais para a obra, de mais de R$ 3,8 milhões, saíram do orçamento da Universidade.

Segundo o coordenador do curso de Medicina, Arnaldo Teixeira Rodrigues, a finalidade das salas será para aulas, seminários e, dependendo da necessidade do curso, poderão ser adaptadas para laboratórios de treinamento de habilidades. As novas salas do CCS vão melhorar a infraestrutura e oferecer condições adequadas para o ensino aos alunos e professores. “Quando o curso aumentou o número de vagas, passando para 60 por semestre, as salas do CCS deixaram de comportar de forma adequada. Precisávamos de mais salas, considerando o número total de alunos, que se mantém em torno de 720, para realizar as atividades acadêmicas do curso”, explica o coordenador.

Devido à pandemia de Covid-19, a cerimônia de inauguração contará apenas com algumas autoridades e seguirá todos os protocolos de segurança. O público poderá acompanhar a inauguração ao vivo pelo canal do YouTube da UFSM, às 11h desta quarta (12).

Texto: Ana Júlia Müller Fernandes, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista