Resultados finais da pesquisa CovidPsiq serão apresentados em live nesta quinta (20)

Transmissão será a partir das 14h, aberta ao público

A UFSM realiza a live “Saúde mental: resultados finais da pesquisa CovidPsiq” nesta quinta-feira (20), às 14h, via YouTube da CovidPsiq, com transmissão aberta ao público. O coordenador da pesquisa, professor Vitor Calegaro, fará uma apresentação inicial e, na sequência, será aberto espaço para perguntas, enviadas via chat do YouTube.

Desde abril de 2020, a CovidPsiq monitora os impactos da pandemia na saúde mental da população brasileira. No início, a pesquisa tinha como foco os sintomas mentais e comportamentais decorrentes do isolamento social. Mas, com o decorrer da pandemia, outros desafios surgiram e novas questões foram incluídas: violência, uso de substâncias químicas, exposição à mídia, situação econômica, trabalho remoto e aulas online, por exemplo. Aproximadamente 6 mil pessoas responderam à pesquisa, que foi realizada em quatro etapas.

O projeto é desenvolvido na Coordenadoria de Ações Educacionais (Caed) da UFSM, sob a coordenação do médico psiquiatra e professor do Departamento de Neuropsiquiatria, Vítor Crestani Calegaro. Ainda fazem parte da equipe mais de 70 pessoas, entre médicos psiquiatras, psicólogos, professores, residentes e alunos de graduação e pós-graduação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Franciscana (UFN) e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Mais informações no site oficial.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor