Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Vacinação de servidores e terceirizados contra a COVID-19 mobiliza a comunidade da UFSM

Mais de 2300 servidores e 645 funcionários terceirizados são imunizados com a primeira dose da vacina. Segunda dose está prevista para 2 de setembro.



Servidores e terceirizados motorizados ou a pé foram vacinados no Parque Tecnológico (Foto: Rafael Happke)

Na última terça-feira (8),  foi dado início à vacinação dos profissionais do ensino superior, conforme o calendário semanal da Campanha de Vacinação contra a COVID -19, da Prefeitura de Santa Maria. A aplicação da vacina para os servidores da UFSM e terceirizados começou na manhã de terça-feira se estendendo até o final do dia. A vacinação ocorreu no campus sede, no pavilhão do Parque Tecnológico para ocupantes carros e pedestres.

De acordo com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), a estimativa é que 2.355 servidores e 645 funcionários terceirizados receberam a primeira dose da vacina. Os servidores de outros campi também foram convidados a serem vacinados no campus sede. A data prevista para a aplicação da segunda dose da vacina é no dia 2 de setembro. Para aqueles que não conseguiram se vacinar com a primeira dose, devido a sintomas da gripe ou de Covid-19, será estipulada uma nova data para a vacinação. “Ainda iremos definir uma nova data para as pessoas que não conseguiram se vacinar com a primeira dose. Provavelmente também vamos incluir nesta data, a vacinação para os estagiários, bolsistas e o pessoal da docência orientada. Então outros grupos vinculados à universidade e que não foram vacinados na terça-feira possivelmente serão incluídos na próxima vacinação”, explica a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Márcia Lorentz.

O reitor da UFSM, professor Paulo Afonso Burmann, esteve presente no Parque Tecnológico durante a vacinação. “A vacinação dos nossos servidores é de suma importância. Precisamos celebrar. Momento em que a ciência aparece na prática – a vacina é a ciência operando. Poderemos comemorar quando estudantes também estiverem imunizados e quando todas as pessoas também estiverem. Estamos em um momento muito delicado da pandemia. Uma terceira onda de contágio pode ocorrer e o que precisamos é de vacina para todos e todas. Nossa luta continua. E segue nosso apelo para que as pessoas, independente de estarem imunizadas ou não, fiquem em casa e continuem seguindo os protocolos de higiene, distanciamento social e ventilação de ambientes. Além da nossa saúde, estamos buscando cuidar da saúde da população”, comentou sobre a importância da vacinação.

Para realizar a aplicação das doses da vacina, a UFSM convocou profissionais de diversos cursos que participam da equipe de imunização: Enfermagem e Técnico em Enfermagem, Medicina, Odontologia, Fonoaudiologia, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia e Residência Multiprofissional da Saúde.

Com a vacinação geral dos servidores na última terça-feira, somada à dos servidores de grupo de risco e da área da saúde que já estão vacinados, o reitor ponderou sobre a expectativa para uma retomada gradual das atividades administrativas presenciais: “A UFSM nunca parou suas atividades. Ainda que de forma remota, seguimos atuando fortemente ao longo desse período de pandemia. E, desde o ano passado, a UFSM vem planejando e construindo planos de retorno para as atividades presenciais. Muitos setores se organizaram e até já desenvolvem atividades presenciais. Evidentemente que iremos intensificar esse retorno à medida que toda nossa comunidade acadêmica estiver imunizada com as duas doses da vacina. Mas isso não significa um retorno total às atividades presenciais de forma súbita. Temos muita cautela nessa questão. Sabemos dos riscos que ainda existem e estamos atentos a toda a situação sanitária do RS, do Brasil e do mundo. E quando se trata de um retorno das aulas presenciais, somos ainda mais cuidadosos, pois estamos tratando de uma comunidade de mais de 30 mil alunos, de todo o país, que retornam de suas cidades e, muitos deles, retornam para a Casa do Estudante. A grande maioria deles ainda não está imunizada e, antes que isso aconteça, não podemos falar em retorno total das aulas presenciais. Todavia, o retorno de atividades práticas também vem acontecendo aos poucos, especialmente para cursos da área da saúde, últimos semestres e que elaboraram um plano de contingência aprovado pelo Centro de Operações de Emergências da Saúde (COE) da Instituição. Certamente o retorno às aulas será gradual e no formato híbrido”.

Campanha do Agasalho

Vacinados puderam contribuir com produtos da PoliFeira para a campanha do Banco de Alimentos (Foto: Rafael Happke)

 No dia 15 de maio, a Prefeitura de Santa Maria iniciou a Campanha do Agasalho 2021, que segue até o dia 31 de julho. A campanha visa à arrecadação de roupas de inverno e cobertores em bom estado de conservação que serão encaminhados para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Neste ano a Campanha está em parceria com a UFSM, por meio da PoliFeira do Agricultor. Segundo Aline Saldanha, da Pró-Reitoria de Extensão, a parceria entre a campanha e a PoliFeira visa despertar a consciência para a compra local e contribuir na temática da segurança alimentar. “O ato de compra dos itens da Polifeira contribui não só com os agricultores, mas com aqueles que recebem as doações.”

Além de ser ponto de coleta de doações na Avenida Roraima, a Polifeira também marcou presença durante a vacinação dos servidores no campus, comercializando alguns produtos na fila para que as pessoas pudessem adquirir alimentos na hora e fazer a doação. A doação de alimentos e agasalhos puderam ser levados diretamente à Polifeira ou entregues ao Banco de Alimentos na entrada do Pavilhão Tecnológico da UFSM.

Aline enfatiza a importância da participação de voluntários para a continuidade das ações da campanha. “A ideia é que a UFSM Solidária seja uma campanha permanente de doação de agasalhos, alimentos, materiais escolares e afins, que irá se modificando para atender às demandas mais urgentes da população em cada época do ano. No entanto, para a continuidade das ações, a campanha precisa de voluntários”, explica. Interessados em participar em alguma terça-feira dos próximos meses devem enviar um e-mail para comunicacao.pre@ufsm.br com seu nome e número de WhatsApp.

Reportagem: Ana Júlia Müller Fernandes, bolsista de Jornalismo da Agência de Notícias da UFSM

Edição: Davi Pereira

Fotografias: Rafael Happke

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-55999

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes