Editora da UFSM promove live sobre editoras universitárias como política pública

A primeira live de 2021 do “Editoração em Debate” ocorrerá dia 16 de junho, às 17h, sob o título “Editora Universitária como Política Pública” e terá a presença do Doutor em Filosofia, pela Universidade de São Paulo, José Castilho Marques Neto. A transmissão será pelo Facebook da Editora da UFSM.

Entre as colaborações de Castilho no meio editorial estão a participação como consultor “ad hoc” de organismos nacionais e internacionais da área acadêmica, educativa e cultural e de fomento ao livro, à leitura e às bibliotecas: Centro Regional para o fomento ao livro na América Latina e Caribe, Portugal e Espanha (CERLALC/UNESCO).

Também foi Secretário Executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), vinculado aos Ministérios da Cultura e da Educação de agosto/2006 à março/2011 e de junho/2013 à maio/2016. Sua atuação frente às políticas públicas para formação de leitores mereceu reconhecimento público e a Lei 13.696/2018, que instituiu a Política Nacional de Leitura e Escrita – PNLE, foi apelidada como “Lei Castilho”.