Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Entenda como funciona a eleição para Reitor e Vice-Reitor nos Conselhos Superiores

A eleição está prevista para o dia 28 de julho em reunião expandida dos Conselhos Superiores



Iniciou, no dia 20 de julho e segue até às 23h59min do dia 27 de julho, o período de campanha dos candidatos a reitor(a) e vice-reitor(a) da UFSM, perante ao colegiado eleitoral da Instituição. A campanha é destinada ao colegiado dos conselhos superiores, que é composto pelo Conselho Universitário (CONSU), Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e Conselheiros Curadores. 

Para o dia 28 de julho, estão previstas 124 participações, ou seja, 124 votos. O Reitor é o presidente de todos os conselhos. Entenda mais sobre cada um deles: 

Conselho Universitário (CONSU):

O CONSU é o colegiado máximo de deliberação coletiva para assuntos administrativos e de definição da política geral da UFSM. Ele aprova o Estatuto e Regimento Geral da UFSM e os regimentos das unidades de ensino; a proposta orçamentária; a celebração de convênios e acordos, homologa a prestação de contas do Reitor, entre outros.

Para conferir a lista de nomes dos integrantes deste conselho, clique aqui.

 

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE):

O CEPE é um órgão deliberativo e consultiva da UFSM que trata sobre assuntos referentes ao ensino, a pesquisa e a extensão, como Calendário Acadêmico, criação e expansão de cursos, abertura e homologação de resultados de concurso público, revalidação e reconhecimento de diplomas, entre outros.

A lista completa de integrantes do Cepe está disponível neste link.

 

Conselho de Curadores:

Este é o órgão de fiscalização econômico-financeira da UFSM. Integram o Conselho o Reitor, o último ex-Reitor, três docentes indicados pelo Conselho Universitário e dois indicados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, não participantes de outro órgão superior, um representante do corpo discente, um da comunidade e um servidor. A lista de nomes pode ser conferida aqui.

 

Regulamento de Campanha:

Todo o regulamento está disponível neste documento. Serão consideradas infrações as seguintes ações:

  • Realizar propagandas não permitidas pelo Regulamento;
  • Realizar propagandas ofensivas à honra e/ou à dignidade pessoal ou funcional de qualquer membro da comunidade da UFSM por meio impresso e/ou eletrônico;
  • Não observar as solicitações e/ou as recomendações oficiais da Comissão Eleitoral e outras Comissões internas da UFSM, desde que devidamente fundamentadas na legislação vigente.

Ademais, em face à situação da Pandemia da Covid 19, a Comissão Eleitoral estabelece que sejam observados todos os cuidados de Biossegurança preconizados pelos órgãos de Biossegurança da UFSM.

 

O momento da votação:

A eleição será no dia 28 de julho a partir das 8h30min em reunião ampliada dos Conselhos Superiores da UFSM. Serão duas sessões, primeiramente para a escolha para Reitor(a), e em um segundo momento a escolha do Vice-Reitor(a). Ambas da mesma forma:

Todos os conselheiros estarão reunidos em uma reunião online, e durante alguns minutos do encontro, ficará aberto o sistema do “Helios Voting”, regulamentado na Universidade através da Instrução Normativa UFSM N. 001/2021

A votação é então realizada totalmente via internet, registrada de forma anônima, com a utilização de CPF e senha já cadastrados nos Portais da UFSM. Após encerrado o tempo de voto, é divulgada a apuração preliminar.

 

Para informações completas sobre o processo eleitoral envolvendo a lista tríplice para Reitor, acesse o Edital 01/2021 e para Vice-Reitor o Edital 02/2021, ou visite o site do processo

Para demais dúvidas, a comissão pode ser contatada pelo endereço de e-mail: comissaolistatriplice2021@ufsm.br

 

Texto: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes