RS será representado pela UFSM na modalidade acadêmica dos Jogos Universitários Brasileiros

Os representantes serão Igor Martins Barbosa, doutorando em Farmacologia, e Maria Izabel Prestes Garcia, do Bacharelado em Educação Física

Maria Izabel Prestes Garcia, aluna do Bacharelado em Educação Física da UFSM

De 10 a 18 de outubro, acontecem em Brasília os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Em meio às diversas modalidades esportivas do evento, há também a disputa acadêmico-científica (JUBs Acadêmico), na qual cada estado do Brasil pode participar com no máximo dois representantes – um aluno e uma aluna. Nesta semana, a Federação Universitária Gaúcha de Esportes divulgou que os artigos que representarão Rio Grande do Sul são ambos oriundos da UFSM.

Doutorando em Farmacologia pela UFSM, Igor Martins Barbosa vai apresentar o artigo intitulado “Correlação do nível de flexibilidade com a produção de potência e desempenho no countermovement jump em três distintas angulações da fase excêntrica”, enquanto que a aluna Maria Izabel Prestes Garcia, do Bacharelado em Educação Física da UFSM, apresentará o trabalho “Quais as lesões prevalentes em mesa-tenistas advindas da prática da modalidade?” A disputada da modalidade acadêmica dos JUBS está marcada para o período de 12 a 16 de outubro.

Igor Martins Barbosa, doutorando em Farmacologia pela UFSM

Tanto Maria quanto Igor são integrantes do Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (Nieems), o qual tem como coordenador o professor da UFSM Luiz Fernando Cuozzo Lemos, docente do Centro de Educação Física e Desportos. Na opinião dele, ações como essa reforçam o trabalho da instituição no desenvolvimento do esporte com base nos três pilares do ensino superior: ensino, pesquisa e extensão.

Organizados pela Confederação Brasileira do Deporto Universitário, os JUBs caracterizam-se como a maior competição universitária da América Latina. Estima-se para este ano a utilização de 25 praças esportivas e a entrega de 2.107 medalhas e 189 troféus. Outras informações estão disponíveis na página www.cbdu.org.br/category/centraleventos/jubs-2021.