Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM Divulga Ciência: Universidade lança projeto voltado à popularização do conhecimento em live

Evento contou com presença de divulgadores científicos da Fiocruz e da UFMG



A live de lançamento do projeto UFSM Divulga Ciência ocorreu, na tarde desta terça-feira (31), com a participação de Diego Vaz Bevilaqua, vice-diretor de Patrimônio Cultural e Divulgação Científica da Fiocruz, Marcelo Pereira, da Diretoria de Divulgação Científica da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG, e o reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann. A mediação ficou por conta de Luciane Treulieb, divulgadora científica e editora-chefe da Revista Arco

Na live, que aconteceu no canal do youtube da UFSM, foram apresentadas as ações que já estão em andamento do Divulga Ciência e também as iniciativas planejadas, entre elas: estreitar o relacionamento com as mídias locais; mapear e reunir os trabalhos das universidades federais do estado; criar grupos de transmissão online via Whatsapp e Telegram. 

O objetivo do projeto é levar a ciência produzida na universidade à comunidade em geral, por meio da ampliação de ações comunicacionais e do estreitamento da relação com pesquisadores. 

O reitor da UFSM salientou a importância de um projeto comunicacional que converse com a sociedade. “Temos uma linha estratégica de divulgação que está sendo desenvolvida com muita qualidade, empenho e dedicação”, declarou. Após a exposição do projeto e a fala do reitor, os convidados puderam apresentar as ações comunicacionais desenvolvidas em suas instituições  para intercâmbio de ideia.

Para Diego Bevilaqua, da Fiocruz, “ter uma política de divulgação científica que dialoga de perto com seu corpo técnico permitiu trazer novas vozes que não apareceriam nas estruturas já estabelecidas de comunicação. A conexão entre essas duas áreas tem sido fundamental”. 

Marcelo Pereira contou que, na UFMG, o mapeamento de iniciativas de popularização da ciência tomou forma a partir do momento em que se identificou a vontade de docentes e discentes de divulgar conteúdo científico. “Muitos alunos nossos têm canal no Youtube, podcasts e perfis em redes sociais, e nós queremos que essas iniciativas também se integrem à rede, fortalecendo a instituição”, explica.  A UFSM se inspirou no mapeamento realizado na universidade mineira para também identificar ações existentes de divulgação científica na instituição, por meio de um formulário disponibilizado em julho deste ano. 

Após as explanações, os convidados dialogaram e responderam a questionamentos dos internautas. A live está dividida em duas partes, disponível no canal da UFSM no Youtube.

Reportagem: Tina Cambuy, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Edição: Maurício Dias, jornalista

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-56677

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes