Doutoranda da UFSM é selecionada para o programa Mulheres na Ciência e Inovação

Patrícia Gomes Dallepiane é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

Patrícia Gomes Dallepiane

A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica do Centro de Tecnologia (CT) da UFSM Patrícia Gomes Dallepiane, orientada pela professora Luciane Neves Canha, foi selecionada para a 3ª edição do programa Mulheres na Ciência e Inovação. Fruto da parceria entre o British Council e o Museu do Amanhã, o programa, que conta com o patrocínio da Shell, é gratuito e visa fortalecer a liderança feminina na inovação de base científica e tecnológica. As cientistas selecionadas para o treinamento virtual participarão de sete encontros, de setembro a outubro de 2021, com foco em temas relacionados à inovação, ao empreendedorismo e ainda sobre gênero e ciência.

Graduada em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas de Energia (2016) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Patrícia possui mestrado em Engenharia Elétrica (2021) pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFSM. Atualmente é graduanda no 9° semestre de Engenharia de Produção na Universidade de Passo Fundo (UPF) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFSM, no qual está desenvolvendo pesquisas na área de mobilidade elétrica.

Para participar das atividades, as pesquisadoras precisam estar cursando, no mínimo, a graduação em áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática), e precisam ter uma proposta de inovação de base científica e/ou tecnológica, tendo um interesse pelo empreendedorismo. As inscrições são limitadas e não garantem a participação no programa. Há uma seleção de acordo com os requisitos determinados na chamada pública.

A proposta de inovação apresentada por Patrícia no programa é baseada no tema de logística e inovação da mobilidade elétrica no Brasil, visto que os veículos elétricos possibilitam uma nova alternativa de mobilidade para impactar significativamente na redução da emissão de poluentes e atender às novas demandas da sociedade. Além de buscar construir uma economia sustentável mediante as recargas por fontes renováveis de energia. Deste modo, o objetivo do projeto é desenvolver elementos que possam contribuir para a tomada de decisão nas empresas, no que diz respeito à substituição de veículos a combustão por elétricos, com intuito de fomentar a criação de novos nichos de mercados voltados para a mobilidade elétrica.

Patrícia conta que a participação no evento é um marco importante na formação de novas competências, além de consolidar vínculos entre mulheres na ciência para transformar padrões de influência, estimular a liderança e a equidade de gênero. “É uma honra fazer parte deste programa e ajudar a expandir o ecossistema de mulheres empreendedoras em nosso país”, relata.

Para as próximas etapas do curso ela garante que a expectativa é agregar conhecimento sobre os avanços tecnológicos no Brasil, plano de negócios, pitch, entre outros assuntos propostos, que visa contribuir com saberes e recursos para construir as bases que darão sustentabilidade e autonomia ao projeto de cada participante. Além de fortalecer a união da rede criada entre as pesquisadoras, com o intuito de somar esforços e estimular a discussão sobre como encorajar uma maior participação de mulheres na ciência.

A atividade está vinculada com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com o foco nos objetivos de desenvolvimento sustentável e no incentivo à participação de mulheres para o desenvolvimento dessa tecnologia no Brasil.

Texto: Vitória Faria Parise, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias da UFSM
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista