Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM reabre ao público vacinado para a prática de atividades físicas

“Final de semana teste” acontecerá nos dias 25 e 26 de setembro



Neste final de semana, 25 e 26 de setembro, o campus sede da UFSM, em Santa Maria, reabrirá para o público da cidade e região, exclusivamente para a prática de atividades físicas, a partir das 14h. Para acesso ao campus, maiores de 18 anos devem apresentar carteira de vacinação (papel ou digital). Recomenda-se que menores de 18 anos, não vacinados, não acessem o espaço. Para trabalhadores e visitantes do HUSM, bem como servidores e professores que forem trabalhar, o acesso será liberado. As medidas sanitárias devem ser mantidas pelos frequentadores, entre elas uso de máscara, álcool em gel e manutenção do distanciamento social. Não serão permitidas aglomerações.

Diversas faixas foram instaladas pelo campus para incentivar a manutenção de todos os cuidados sanitários. Além disso, serão distribuídos flyers contendo informações para todos os que ingressarem na Universidade.

A reabertura do espaço passou por ampla discussão da gestão da UFSM junto ao Centro de Operações de Emergência em saúde para Educação (COE-E) e levou em consideração o momento sanitário atual e o amplo espaço físico que a UFSM possui. O campus sede é referência na cidade como espaço de lazer e prática de atividades físicas. Está fechado desde março de 2020, quando as atividades presenciais foram suspensas. Agora, a partir da avaliação do COE-E, verificou-se que é possível fazer um “final de semana teste”, como está sendo chamado.

O reitor da UFSM, professor Paulo Afonso Burmann, destaca que a UFSM é um espaço público e, como tal, reabrirá e estará à disposição da sociedade. “Até o momento, tivemos muita cautela nessa questão. E seguiremos atentos. Estaremos sempre acompanhando a situação sanitária. Se o COE-E achar necessário, revogaremos essa decisão a qualquer tempo. Por ora, decidimos fazer um final de semana teste. Entendemos que a sociedade necessita e merece retomar espaços seguros de convivência e lazer e estamos em um momento da pandemia que sinaliza a possibilidade de fazer este teste. Seguiremos incentivando a vacinação de todos e a imunização da nossa sociedade para que o campus siga reaberto”, salienta Burmann.

Reitera-se que a UFSM conta com o apoio e cuidado de todos os visitantes na manutenção dos protocolos sanitários, usando máscara, mantendo distanciamento e higienização. Solicita-se ainda que os visitantes respeitem os espaços com restrição de acesso, como áreas de pesquisa, laboratórios e moradia estudantil. 

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes