UFSM comemora 15 anos em Frederico Westphalen e Palmeira das Missões

Fundação dos dois campi, inicialmente como Cesnors, ocorreu em 16 de outubro de 2006

Dois campi da Universidade Federal de Santa Maria comemoram 15 anos neste sábado (16): Palmeira das Missões e Frederico Westphalen. O aniversário é um marco para a UFSM, pioneira na interiorização do ensino superior público, gratuito e de qualidade, e para ambas as regiões, contempladas com a formação de nível superior e ações voltadas ao desenvolvimento regional, por meio de projetos de pesquisa e extensão.

Fundada em 16 de outubro de 2006, primeiramente como Centro de Educação Superior Norte-RS (Cesnors), a Universidade Federal de Santa Maria em Palmeira das Missões, desde 2015, passou a ser denominada UFSM Campus Palmeira das Missões. As atividades letivas do Campus iniciaram no segundo semestre de 2006, com os cursos de Administração, Enfermagem e Zootecnia. Em 2010, houve o primeiro ingresso de alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Ciências Econômicas e Nutrição. Atualmente a Universidade ainda conta com o Programa de Pós-Graduação em Agronegócios e, mais recentemente, o PPG em Saúde e Ruralidade.

Atualmente, são cerca de 1.400 estudantes entre os cursos de graduação, pós-graduação e ensino a distância que fazem parte de uma comunidade universitária cada vez mais inserida no município e região, através dos 60 projetos de extensão em andamento, além de serviços prestados à comunidade. Também fazem parte do universo da UFSM-PM 130 servidores, entre docentes e técnico-administrativos em educação, e quase 40 colaboradores terceirizados. Desde sua fundação, o Campus já formou mais de 1.600 profissionais.

Em artigo publicado no site especial dos 15 anos da UFSM-PM, o diretor, Luiz Anildo Anacleto da Silva, destaca que um dos projetos mais importantes do Campus se refere à implantação do Hospital Público Regional (HPR), que assegurará uma condição de saúde mais digna, complexa e efetiva às populações de mais de 100 municípios. Para a Universidade, este hospital permitirá a abertura de mais cursos na área da saúde.

“Para aqueles que acreditam em vida eterna, José Mariano da Rocha Filho, fundador na Universidade Federal de Santa Maria, deve estar nos olhando e feliz com o trabalho que aqui vem sendo realizado: simples, humilde, verdadeiro e, sobretudo, respeitoso com todas as pessoas que por aqui trabalham e estudam e de forma estendida a todas as pessoas desta cidade e região que tão bem nos acolheu. A Universidade é feita de pessoas e, constantemente, cresce, se modifica, em prol do desenvolvimento, gerando transformações regionais e temporais que estão intimamente conectados com a instalação desta Universidade. Esperamos, desta forma, estar contribuindo cada vez mais no desenvolvimento pessoal, social e profissional de todos os segmentos que forem atinentes aos nossos compromissos”, afirma o diretor em seu artigo.

UFSM-FW será homenageada em audiência pública

O Campus de Frederico Westphalen também comemora 15 anos neste sábado (16). O sonho de implementar uma universidade pública federal em Frederico Westphalen teve início em 2001, com a criação de uma comissão vinculada ao antigo Colégio Agrícola de Frederico Westphalen (CAFW). Após uma série de tratativas alicerçadas pelo empenho de servidores da Universidade, representações políticas e da comunidade local e regional, foi assinado o convênio entre o Governo Federal e a UFSM, nascendo, assim, o Centro de Educação Superior Norte/RS (Cesnors). Atualmente o Campus conta com 90 professores, 50 técnico-administrativos, 31 colaboradores terceirizados e 1.048 estudantes.

No decorrer desses 15 anos de existência, a UFSM-FW desenvolveu 59 projetos de ensino, 495 de pesquisa e 235 de extensão. Atualmente, encontram-se registrados dois programas de computadores, duas patentes de invenção, sete cultivares e uma interface DMX/USB com tecnologia licenciada, marcando o empenho do Campus em produzir conhecimento tecnológico.

“Brindamos, nesta expressiva data comemorativa, nosso agradecimento a todos que participaram da história do Campus UFSM Frederico Westphalen, pois já somamos 15 anos de dedicação ao ensino, pesquisa e extensão. Acrescenta-se a essa tríade os outros impactos positivos que um campus universitário é capaz de produzir, pois acreditamos que a vida de cada um se entrelaça com a dessa instituição de ensino superior. Por fim, desejamos, sobretudo, nunca nos cansarmos de nos orgulharmos da escolha e da oportunidade de fazermos parte de nossa universidade, pois essa relação compreende um desenvolvimento incomensurável a toda teia de agentes envolvidos, destacando-se nela o indivíduo, a instituição e a sociedade”, destacam o diretor, Bráulio Otomar Caron, e a vice-diretora do Campus, Eliane Pereira dos Santos, em artigo publicado no site alusivo aos 15 anos da UFSM-FW.

Na próxima terça-feira (19), às 19h, na Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen, acontecerá uma audiência pública em homenagem aos 15 anos do Campus. Na ocasião, o reitor, Paulo Afonso Burmann, fará um breve relato sobre a importância e as contribuições que a Instituição trouxe para as comunidades local e regional durante todo esse período dedicado ao ensino, à pesquisa e à extensão. No dia anterior (18), às 19h30min, acontece a sessão solene em homenagem aos 15 anos do Campus de Palmeira das Missões, em uma iniciativa da Câmara de Vereadores deste município. Contando também com a presença do reitor, a sessão poderá ser acompanhada pelo público somente de modo virtual, na página da Câmara no Facebook.

Nos respectivos sites especiais dos 15 anos, é possível acessar informações, depoimentos e fotos históricas dos dois campi.

Texto: Agência de Notícias da UFSM, com informações das assessorias de comunicação dos campi