UFSM recebe diploma de honra ao mérito da Câmara de Vereadores de Palmeira das Missões

A homenagem aos 15 anos do campus ocorreu em sessão solene no Legislativo municipal

A homenagem contou com a presença do reitor Paulo Burmann, que segura o diploma de honra ao mérito

Na última segunda-feira (18), foi realizada a sessão solene em celebração aos 15 anos do Campus da UFSM em Palmeira das Missões, na Câmara de Vereadores do município. A sessão contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o reitor da UFSM, professor Paulo Afonso Burmann, o diretor e vice-diretor do campus, professor Luiz Anildo Anacleto da Silva e professor Daniel Graichen, respectivamente, e o presidente da Câmara, vereador Claudio Mineiro.

Na ocasião, os vereadores entregaram um diploma de honra ao mérito em homenagem aos 15 anos da UFSM no município, em reconhecimento à notável contribuição nas áreas de ensino, pesquisa e extensão junto à comunidade regional. Durante a sessão, foi também exibido o vídeo institucional da UFSM Palmeira das Missões. O objetivo da homenagem, proposta pela vereadora Karin Uchôa, foi valorizar a universidade e destacar a sua importância para o desenvolvimento local e regional.

O vice-diretor Daniel Graichen reforçou essa importância em seu discurso. “A UFSM tem por missão […] transformar a vida de seus estudantes e, ao transformar esses estudantes, nós pretendemos, também, transformar a região como um todo. E é por isso que nós temos os projetos de extensão e de pesquisa e a inserção na comunidade. É o trabalho incansável de pessoas, de professores, de técnico-administrativos no dia a dia, mesmo em pandemia, que faz a diferença nessa unidade, nessa cidade e nessa região.” O diretor do campus, Luiz Anildo Anacleto da Silva, acrescentou que a comunidade também faz parte desses 15 anos de história da UFSM. “É momento de agradecer a toda a comunidade de Palmeira, porque, se temos essa universidade aqui em Palmeira, é porque existiram vários motivos que assim o fizeram para que isso fosse possível.”

Com fundação em 16 de outubro de 2006, a UFSM Campus Palmeira das Missões tem como objetivo expandir o acesso à educação superior no interior do estado do Rio Grande do Sul. Hoje o campus conta com seis cursos de graduação – Administração, Enfermagem, Zootecnia, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas e Nutrição –, além de dois programas de pós-graduação – Mestrado em Agronegócios e Mestrado em Saúde e Ruralidade.

O reitor da UFSM, professor Paulo Afonso Burmann, destacou em seu discurso o papel fundamental da universidade na cidade de Palmeira das Missões. Segundo o reitor, a instituição vem permitindo que pessoas que nunca imaginaram um dia estar em um curso superior possam realizar este sonho. “A universidade é pública, gratuita e inclusiva, vem permitindo uma mudança de cenário e de realidade na região de Palmeira das Missões. Isto tem feito a diferença no desenvolvimento econômico e social de Palmeira e da região.”

Durante o evento, as autoridades destacaram os 15 anos de uma trajetória repleta de conquistas e contribuições positivas para a comunidade local e regional, além do incentivo à educação superior. “De maneira simples, de maneira humilde, mas extremamente corajosa e com muita honestidade e muita transparência nós estamos ali no nosso dia a dia fazendo o nosso trabalho. Então, se nós tivermos sucesso, será o sucesso de todos nós. Será o sucesso de cada um de nossos técnicos, de cada um dos nossos professores, de cada uma das pessoas que de uma forma ou outra contribuem para a universidade, e esse sucesso será, também, da população de Palmeira das Missões”, frisou Luiz Anildo.

Texto: Assessoria de Comunicação do Campus de Palmeira das Missões