Revista de Gestão e Avaliação Educacional da UFSM lança número especial com memoriais de formação

Edição homenageia professores que defenderam seus memoriais de formação para progressão

A Revista de Gestão e Avaliação Educacional (Regae) da UFSM acaba de lançar um número especial, “Memoriais de Carreiras Docentes”, homenageando alguns professores que defenderam recentemente os seus memoriais de formação para progressão na carreira de professor titular. Os textos se constituem em sete memoriais defendidos recentemente em duas universidades federais: seis memoriais na UFSM e uma tese memorialística na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Os memoriais foram requeridos como requisito parcial para a promoção à Classe E, de titular, à qual, até 2012, acedia-se mediante concurso público de provas e títulos.

A apresentação do número especial, intitulada “Memoriais: ‘cantos de experiência’ vivida e em devir”, coube a Maria da Conceição Passeggi, professora na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e na Universidade Cidade de São Paulo. Ela salienta a importância de preservar a memória acadêmica vivida para o futuro, ao salientar que: “Para um olhar menos avisado, o memorial, como toda narrativa autobiográfica, tende a ocultar essa visão prospectiva que lhe dá vida, corpo, sangue e espírito. Esse gênero discursivo se conclui quando o ponto final coincide com o presente de quem narra, deixando em aberto o horizonte para novas histórias a serem narradas. Afinal, a vida é uma história a ser narrada! Politicamente narrada!”.

A Revista de Gestão e Avaliação Educacional é mantida pela UFSM, sendo publicada desde 2009, no formato de publicação contínua. Tem como cobertura temática as áreas de administração escolar, gestão escolar, políticas educacionais, avaliação educacional, avaliação institucional, inovação em administração escolar, e por missão constituir-se num veículo de divulgação de estudos do campo da educação. Tem como público alvo professores, estudantes, pesquisadores e dirigentes de instituições escolares.

O objetivo prioritário da revista é divulgar resultados de pesquisas, bem como oportunizar a publicização de experiências de professores e dirigentes de instituições escolares. A revista está hospedada no portal de revistas da UFSM, e apresenta-se em formato online. O processo de submissão, avaliação, edição e publicação é feito por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas, tradução licenciada do Open Journal Systems – OJS.