Professor da UFSM vai participar de webinar sobre florestas e mudanças climáticas

A atividade faz parte de uma série de webinars que abordam as florestas plantadas no Rio Grande do Sul

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal da UFSM, professor Jorge Antonio Farias, será um dos debatedores do webinar Florestas e Mudanças Climáticas – Carbono Florestal, que ocorre na próxima terça-feira (9), às 9h, com transmissão na página da Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor) no Facebook. A atividade faz parte de uma série de webinars do projeto Riquezas Cultivadas no Rio Grande do Sul – Florestas Plantadas. Também participa da conversa o professor Arthur Germano Fett Neto, pesquisador do Centro de Biotecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A mediação será de Daniel Chies, gestor florestal da Madem S/A, vice-presidente adjunto da Ageflor e coordenador da Câmara Setorial das Florestas Plantadas da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.

O projeto em questão é apresentado pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, em uma realização da Ageflor, UFSM e da produtora cultural Simples Assim, com planejamento cultural da Kunst Empresa de Cultura. O projeto conta com patrocínio da CMPC Brasil, Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Navegação Aliança e Grupo Seta.

Os webinars do projeto têm como foco o cenário da acácia-negra, do eucalipto e do pinus. O último evento discutiu as florestas plantadas e sua relação com a água. Os eventos seguintes vão colocar em pauta também a segurança jurídica dos plantios e a integração entre universidade e empresas.

Outra iniciativa do projeto foi o lançamento em 2020 do livro artístico fotográfico Riquezas Cultivadas no Rio Grande do Sul – Florestas Plantadas, que teve tiragem de 1,5 mil exemplares. De autoria do fotógrafo e professor universitário Mateus Portal, o livro retrata paisagens gaúchas de áreas de cultivo de árvores. A obra pode ser adquirida por R$ 50,00, valor que será destinado a ações socioambientais. Os pedidos podem ser feitos por meio de um formulário on-line ou pelo e-mail riquezascultivadas@ageflor.com.br.

Com informações da assessoria de imprensa do projeto