TV Campus lança documentário em homenagem ao ex-reitor Derblay Galvão

O documentário vai ao ar nesta quarta-feira (10), às 20h, no canal 15 da Net Santa Maria e também no Youtube

Derblay Galvão esteve à frente da universidade entre 1978 e 1981

Nesta quarta-feira (10), a TV Campus, emissora da UFSM, lança o documentário Derblay Galvão – Homenagem ao Ex-Reitor da UFSM. A produção resgata sua trajetória e presta tributo ao legado construído junto à instituição. Em 2020, Derblay venceu a Covid-19, mas em 2021, aos 93 anos, acabou falecendo por complicações pulmonares decorrentes da doença.

Derblay Galvão esteve à frente da universidade entre 1978 e 1981. Sua administração foi marcada por uma abertura no diálogo com a comunidade acadêmica e conquistas como a conclusão do Hospital Universitário de Santa Maria e do centro de convivência do Restaurante Universitário. Após sua gestão, em 1982, foi convidado a assumir um cargo no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília, e posteriormente alternou esse trabalho com outras funções no Ministério da Educação. Desde então, atuou como “embaixador” da UFSM na capital federal.

O documentário conta com depoimentos de professores que acompanharam seu percurso, como o ex-reitor Odilon Marcuzzo do Canto, o professor aposentado do Departamento de Tecnologia de Alimentos Carlos Daudt e o professor aposentado do Departamento de Filosofia Ronai Rocha. Também participa Kim Galvão, neto de Derblay.

A produção ainda é construída com resgate de entrevista do próprio Derblay, além de registros da família Galvão que mostram a relação carinhosa com esposa, filhos e netos do homenageado.

É possível assistir abaixo à prévia do documentário. A versão completa vai ao ar nesta quarta (10), às 20h, no canal 15 da Net Santa Maria e no canal da TV Campus UFSM no Youtube.

Ficha técnica do documentário:

Direção – Rafael Salles

Direção de Produção – Débora Flores Dalla Pozza

Roteiro e Montagem – Rafael Salles

Produção – Débora Flores Dalla Pozza e Martha Marchesan

Desenho de Som – Martim Mayora Ronsini

Projeto Gráfico – Valentina Ortiz

Tratamento de Imagens – Thomás Townsend

Entrevista com Derblay (2010) – Ivan Lautert (Infocampus)

Imagens Adicionais – Departamento de Arquivo Geral da UFSM, arquivo da Família Galvão e Infocampus UFSM

Agradecimentos – Família Galvão

Direção da TV Campus – Gabriel Machado Soares