Palestra no Husm vai abordar a aplicação da radiômica no diagnóstico de precisão

A radiômica estuda as informações contidas dentro das imagens radiológicas além da representação gráfica usual

O professor Marcos Cordeiro d’Ornellas, do Departamento de Computação Aplicada da UFSM, ministra na próxima terça-feira (16) a palestra intitulada “A aplicação da radiômica no diagnóstico de precisão: conceitos, procedimentos e implementações”. A radiômica é um novo campo da ciência médica que estuda as informações contidas dentro das imagens radiológicas para além da representação gráfica usual, auxiliando os profissionais da área da saúde a obter respostas sobre o que esperar de determinada doença, qual tratamento será o mais eficiente e qual foi a resposta do tratamento instaurado. Integrando a programação de seminários do Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada em Saúde (Casa), a palestra ocorre das 11h30min às 13h, na sala de aula do setor de radiologia do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). Haverá transmissão via Google Meet.

Radiômica significa extração de dados mensuráveis de imagens radiológicas e sua integração em modelos preditivos multidisciplinares para o gerenciamento de pacientes. Ou seja, usar informações contidas nas imagens para fazer uma análise ampla e complexa para definir quais pacientes devem seguir para um tipo de tratamento específico ou mesmo prever se uma doença terá uma evolução favorável ou não. Os dados quantitativos podem ser morfológicos ou extraídos da estrutura da imagem. A teoria por trás disso é que a estrutura de uma imagem corresponde à estrutura histológica e genética de um tecido. Nesta palestra serão apresentados os conceitos e procedimentos, assim como as técnicas atuais de domínio publico que exploram a radiômica no contexto da linguagem Python e do Slicer.

Os interessados no tema podem assistir à palestra gratuitamente, sem necessidade de inscrição. O público-alvo é constituído por estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos das áreas da saúde e da tecnologia da informação e comunicação (TIC), assim como médicos e dentistas residentes.

A atividade é promovida em conjunto com o Laboratório de Computação Aplicada (Laca), vinculado ao Centro de Tecnologia (CT), e também com a Residência em Radiologia do Husm e o Mestrado Profissional em Ciências da Saúde.