36ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) movimenta a produção acadêmica da UFSM nesta semana

Palestras abertas ao público, apresentação de trabalhos e eventos paralelos ocorrem no formato online até sexta (26)

Desta segunda (22) até sexta-feira (26) a UFSM realiza a 36ª edição da Jornada Acadêmica Integrada (JAI), novamente no formato online. O evento tem como objetivo estimular a iniciação dos alunos de graduação e de pós-graduação no meio acadêmico, promovendo trocas de experiências e a divulgação de trabalhos de ensino, pesquisa e extensão, assegurando o reconhecimento institucional destas ações.

Segundo o professor Paulo Piquini, coordenador de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) da UFSM, foram 4.084 trabalhos inscritos na atual edição, cerca de 200 a mais que na edição passada, que também foi online. Os trabalhos serão apresentados no 36º Salão de Iniciação Científica, 14º Salão de Extensão, 13ª Mostra de Ensino – Compartilhando Saberes, 12º Salão de Pós-Graduação e 5ª JAI Externos. Interessados em participar das apresentações como ouvintes podem efetuar a inscrição até quarta-feira (24).

Neste ano haverá algumas mudanças nas avaliações dos trabalhos. Anteriormente era utilizado um aplicativo web, que rodava em um servidor próprio, mas nesta edição a avaliação será feita dentro do sistema eletrônico da própria UFSM. Assim, o avaliador acessa sua área e faz a avaliação diretamente no sistema.

Durante toda semana, em paralelo à JAI, também irão ocorrer eventos satélites, com palestras, oficinas, workshops das diversas áreas do conhecimento.

Todas as palestras da JAI – as plenárias, às 9h, e as temáticas, à tarde – serão transmitidas pelo YouTube e abertas para o público em geral. Os links das transmissões estão disponíveis na página do evento

14º Salão de Extensão

A programação do 14º Salão de Extensão, evento paralelo à JAI promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (PRE), conta com diversas atividades, entre oficinas e mesas, que ocorrerão ao longo desta semana, pelas plataformas YouTube e Google Meet. Neste ano, o Salão de Extensão recebeu 661 trabalhos, dos quais 35 são externos à UFSM, nas diferentes áreas temáticas da extensão. Ao todo, serão 83 salas online de apresentação de trabalhos.

A mesa de abertura do Salão de Extensão, com o tema “O centenário de Paulo Freire e a sua contribuição para a extensão universitária”, ocorre às 19h desta segunda (22), pelo YouTube da PRE, tendo como convidados Cheron Zanini Moretti, professora no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), e Lisete Regina Gomes Arelaro, professora da Faculdade de Educação da USP e pesquisadora na área de Política Educacional, Planejamento e Avaliação Educacional, Financiamento da Educação Básica e Educação Popular. A mediação será do professor da UFSM Celso Ilgo Henz.

Na terça (23), às 19h, também pelo YouTube da PRE, ocorre a cerimônia de homenagem aos destaques extensionistas de 2021. Serão homenageados, como Destaque Comunidade, a Irmã Lourdes Dill; como Destaque Docente, Gustavo Pinto da Silva; e como Destaque TAE, Silvane Brand Fabrizio.

A edição de 2021 do Salão de Extensão contará com uma atividade presencial, no Acervo Artístico da UFSM (fundos a Biblioteca Central): a mostra “Reavivando um Patrimônio”, que estará aberta para visitação até sexta-feira (26), das 9h às 17h, sendo necessário agendamento pelo e-mail acervoartistico@ufsm.br.

Confira a programação completa e todas as informações da 36ª JAI e seus eventos no site.