Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Equipes de foguetes da UFSM participam de capacitação no Rio Grande do Norte

O curso de capacitação ocorreu no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno durante a última semana



Equipe da UFSM durante visitação no CLBI

Estudantes da UFSM participaram, entre os dias 17 e 19 de novembro, de um curso de capacitação para equipes de foguetes, no Rio Grande do Norte. Da Universidade, participaram dois grupos, o Rocket Lab e a Tau Rocket Team, ambos tiveram sua oportunidade viabilizada pelo edital de apoio ao desenvolvimento de foguetes universitários da Agência Espacial Brasileira.

Na ocasião, os participantes conheceram os responsáveis por toda operação relacionada ao lançamento, telemetria e rastreio de foguetes e mísseis do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI). Bem como tiveram a chance de visitar todas as instalações do CLBI. 

Para Marcelle Oliveira, participante da Rocket Lab, “a experiência de visitar um centro de lançamento é incrível, e no CLBI não foi diferente. Poder conhecer melhor as diversas etapas necessárias a um lançamento, bem como todo o cuidado com a segurança, faz termos uma ideia mais real do que isso significa. Além disso, a oportunidade de interagir com outros universitários e profissionais da área foi enriquecedor, tanto acadêmica quanto pessoalmente.” relata a estudante.

Já para Andres Gilberto, membro da Tau Rocket Team, “a oportunidade de representar a equipe e a UFSM em um evento de tal porte é uma honra indescritível. Mostrar o nosso trabalho e poder compartilhar ideias e soluções com outras equipes universitárias é algo incrível e que vou levar para minha vida, com certeza esse evento fez com que todo o trabalho e noites em claro valessem a pena. Saímos de lá com novos amigos e possíveis parceiros de projetos e campanhas em conjunto. Da minha parte e da Tau Rocket Team, nosso profundo agradecimento ao CLBI, a AEB e Fundação de Apoio para Projetos de Pesquisa de Ciência e Tecnologia Espacial (Funcate) pela organização do evento e claro, a todos os participantes e envolvidos.” finaliza o participante do evento. 

O evento contou com a presença de membros da AEB e FUNCATE, que fomentaram as trocas de experiências entre as equipes e enriqueceram o evento com as perspectivas institucionais do Programa Espacial Brasileiro (PEB) para o desenvolvimento da atividade espacial, com protagonismo da comunidade acadêmica brasileira. 

Mais sobre o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno 

Desde 1965, a Força Aérea Brasileira realiza operações de lançamento, telemetria e rastreio de foguetes lançados a partir do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim, próximo a Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte. 

Justamente por ocupar um terreno adjacente à área urbana, o CLBI costuma lançar foguetes de treinamento consolidados para garantir maior segurança à população. Nesse sentido, os Foguetes de Treinamento Básico e Intermediário são os mais utilizados. Entretanto, também são realizados lançamentos para ensaios de voo de mísseis e outros tipos de foguetes. 

Em 2017, o CLBI sediou uma edição da Competição Brasileira Universitária de Foguetes (COBRUF). A partir dessa experiência e com o objetivo de continuar em contato com equipes universitárias, foi firmada uma parceria do CLBI com a AEB e Funcate.

O CLBI mantém expertise e plenitude operacional em muitas áreas, sendo um centro de excelência na operação de lançamento, telemetria e rastreio de foguetes e mísseis. Em uma parceria com a AEB através do Centro Vocacional Tecnológico Espacial (CVT-E), também realiza atividades de extensão e ensino com grupos de várias faixas etárias, desde o ensino fundamental ao ensino superior. Atividades estas que introduzem e ilustram temas relacionados à exploração espacial, mostram sua acessibilidade e convidam jovens a trilhar carreiras nesse setor que só tende a crescer. 

O Centro mantém sua tradição de colaboração internacional ao prover serviços de telemetria e rastreio para lançamentos de foguetes de grande porte como Ariane, Soyuz e Vega, operados pela Agência Espacial Europeia (ESA), originados a partir de Kourou, na Guiana Francesa.

Expediente da Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor:

Texto: Zylda Bengochea, acadêmica de Jornalismo e estagiária, com informações de Marcelo Zanetti;

Fotos: Marcelo Zanetti

Edição de Produção: Paola Jung, acadêmica de Jornalismo e estagiária;

Edição Geral: Mariana Henriques, Jornalista.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-57310

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes