Jardim Botânico da UFSM comemora 40 anos

Há quarenta anos, o Jardim Botânico busca estimular o ensino, a pesquisa e a extensão, sendo fundamental para aproximar a academia da comunidade de Santa Maria.

professor Fábio pacheco em primeiro plano, ao centro, fala ao microfone. Homem branco, cabelos curtos grisalhos, usa máscara e camiseta verde. Atrás dele está a cerimonialista do evento.
Para o diretor do JBSM, Fábio Pacheco Menezes, o Jardim Botânico se tornou um espaço multidisciplinar aberto à comunidade voltado ao conhecimento e à consciência socioambiental

O Jardim Botânico da UFSM está completando 40 anos. E para comemorar a data, foi realizada uma cerimônia de celebração, transmitida uma live de aniversário pelo YouTube do Jardim, com fala de autoridades, alunos e professores, assim como a inauguração de uma placa em homenagem ao 40° aniversário do Jardim Botânico.

O Jardim Botânico foi fundado em 1981 e pertence ao Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) da UFSM. Busca estimular o ensino, a pesquisa e a extensão, sendo fundamental para aproximar a academia da comunidade de Santa Maria. Estima-se que o Jardim recebeu 10 mil visitantes no ano de 2019 e, desde o início da pandemia, ofertou 25 oficinas online para escolas da região. O JB possui cerca de 350 espécies de plantas diversas.

Quatro décadas depois, Jardim Botânico é um espaço de preservação, conhecimento e reconexão com a natureza

A técnica em assuntos educacionais e formada em Biologia pela UFSM Simone da Rosa Messina Gomez destaca a importância do Jardim Botânico em sua vida e também para Santa Maria. Simone relata com orgulho que foi a primeira bolsista de extensão do Jardim e a primeira aluna a receber visitas de escolas. “Fomos pioneiros na época, e isso seguiu ao longo dos anos”, diz ela. Hoje, são 20 alunos, bolsistas e voluntários, e cinco professores do Departamento de Biologia que integram a equipe.

A criação do Jardim iniciou através de um sonho do professor do Departamento de Biologia da UFSM Santo Masieiro. Ele procurou o então reitor, José Mariano da Rocha Filho, para unir forças na criação do espaço. O professor foi um dos que iniciou o trabalho de cultivo das plantas do Jardim, recebidas através de doações. Masieiro faleceu em junho deste ano, “mas seu legado será levado por anos pela história que construiu”, relata Simone.

diversas pessoas em um campo aberto plantam mudas de árvores. Ao centro quatro alunos, duas meninas e dois meninos. Uma das meninas está vestida de amarelo e usa uma pá. Os demais estão vestidos de camisa branca e observam. No canto direito, em primeiro plano, um homem, grisalho, pele branca, óculos escuros, camisa branca e calça marrom.
Fundação do Jardim Botânico, em 1981 (Foto: arquivos do JBSM)

Durante a cerimônia de celebração, o atual diretor do Jardim Botânico, professor Fábio Pacheco Menezes, reafirmou o importante papel realizado pelos jardins botânicos e suas contribuições para a educação brasileira. Nas suas quatro décadas de existência, o Jardim Botânico da UFSM se tornou um espaço de preservação e catalogação da flora estratégico para a investigação científica, o ensino e a extensão, mediador de ensino-aprendizagem em educação ambiental e sustentabilidade. Segundo Menezes, o Jardim hoje é um espaço multidisciplinar, pois diferentes centros de ensino se apropriam do espaço como palco de suas atividades.

O diretor ainda destacou que o Jardim Botânico já faz parte do dia-a-dia da comunidade de Santa Maria, com serviços gratuitos em um local de reconexão entre o homem e a natureza. Já o reitor da UFSM, professor Paulo Afonso Burmann, “todos nós temos a consciência da necessidade de continuar e fortalecer esta estrutura para que continue cumprindo o seu papel. Tomamos conhecimento das ações desenvolvidas com as diferentes escolas e espaços de ensino e pesquisa, fomentando a criação de uma cultura de consciência socioambiental, para a qual a equipe se dedica diuturnamente em uma estrutura complexa”. Burmann lembrou ainda que a universidade está comprometida com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, trabalhados em todos os espaços e inserido ao Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSM.

40 anos depois, o Jardim Botânico é um espaço de preservação e catalogação de centenas de espécies. (Arquivo do JBSM)

A cerimônia ainda teve o depoimento de pessoas que dedicam o seu trabalho à preservação do Jardim Botânico. A técnica em laboratório Tânia Vieira, atualmente servidora no Herbário, relatou a sua experiência junto a colegas funcionários e pesquisadores. A servidora afirmou que esteve na cerimônia de inauguração do Jardim Botânico, em 1981, quando foi lançada a pedra fundamental em uma área de campo aberto que foi transformada ao longo das décadas.

Como visitar o Jardim Botânico:

O Jardim Botânico recebe a comunidade de segunda a sexta, das 14h às 18h30, e aos domingos e feriados, das 14h às 18h30. Para entrar é preciso estar usando máscara e portar a carteira de vacinação com pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O espaço voltará a receber visitas guiadas para escolas a partir do ano que vem. Até o dia 12 de dezembro, as oficinas online para a comunidade escolar continuam.

Além da live desta segunda, está acontecendo uma campanha comemorativa aos 40 anos, que pode ser acompanhada pelas redes sociais (@jardimbotanicodaufsm).

Texto: Leticia Klusener, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista