Cerimônia virtual marca posse do novo reitor da UFSM, Luciano Schuch

No final da tarde desta quarta-feira (05) ocorreu a cerimônia virtual de posse do novo reitor  da UFSM, professor Luciano Schuch. Durante a solenidade, o Ministro de Estado da Educação, Milton Ribeiro, assinou o termo de posse do novo reitor no sistema eletrônico de informações do Ministério da Educação, em conformidade com o decreto publicado no Diário da União do dia 24/12/2021.

Em seu discurso, o Ministro parabenizou o reitor recém-empossado e também fez votos para que o trabalho de gestão que vem sendo desenvolvido na universidade continue nos próximos anos: “Não é difícil falar bem da UFSM por tudo o que ela tem realizado em termos de grandes objetivos acadêmicos. Fico muito feliz de ter a oportunidade de participar da posse do magnífico reitor Luciano Schuch e espero que a gestão seja muito profícua, seja uma gestão focada naquilo que tem a ver com a educação em termos acadêmicos. Que a nossa universidade possa se tornar cada vez mais um centro de excelência, como tem sido até agora, como uma referência de qualidade acadêmica. Então, fica aqui o registro da minha satisfação de ver o professor Luciano no quadro de reitores”.

Já o reitor Luciano Schuch, depois de agradecer a todas as pessoas que contribuíram em sua jornada até o posto máximo da UFSM, comentou sobre as diretrizes que vão guiar a sua gestão em frente à universidade: “Queremos uma universidade de excelência, e falta muito pouco para chegarmos lá. Acredito que na próxima avaliação chegaremos a esse objetivo e, para isso, a nossa gestão vai buscar desburocratizar a nossa universidade, torná-la mais moderna, mais próxima da sociedade. A universidade só é forte quando está junto da sociedade. A extensão e a inovação vão ser nossas bandeiras. Uma universidade que vai se preocupar com os problemas que afligem a humanidade, mas sempre com o olhar em nossas regiões. Queremos uma universidade de excelência, mas também uma universalidade humana, acolhedora, onde aqueles que escolherem fazer a sua jornada acadêmica com a gente, sejam impactados e transformados”.

A cerimônia virtual contou com a presença do ex-reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, do Secretário substituto da Secretaria de Educação Superior(SESu), Eduardo Gomes Salgado, dos pró reitores e diretores da UFSM, além do Ministro de Estado da Educação, Milton Ribeiro, do novo reitor, Luciano Schuch e de seus familiares. O vídeo da posse está disponível no Facebook do Gabinete do Reitor.

Texto: Luís Henrique Ramires, acadêmico de Jornalismo e estagiário
Edição: Mariana Henriques, Jornalista