Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professor da UFSM publica análise econômica sobre o horário de verão em periódico internacional

O artigo do professor Valny Giacomelli Sobrinho foi escrito em parceria com pesquisadores da República Tcheca



O professor Valny Giacomelli Sobrinho, do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFSM, teve um artigo publicado recentemente no periódico internacional Energy for Sustainable Development (ISSN 0973-0826). O trabalho intitula-se “O ocaso tropical do horário de verão: iluminando a economia de energia no mercado de eletricidade nas regiões brasileiras” (The tropical twilight of the Daylight-Saving Time (DST): Enlightening energy savings from electricity markets across Brazilian regions) e pode ser acessado aqui. O artigo foi escrito em parceria com os pesquisadores Eva Cudlínová, Roman Buchtele e Nikola Sagapova, da University of South Bohemia, da República Tcheca, instituição com a qual a UFSM mantém desde 2019 um acordo de cooperação internacional, coordenado pelo professor Giacomelli.

“Apesar de ter sido aplicado por 34 anos seguidos, o chamado ‘horário de verão’ constitui uma espécie de deserto da análise econômica. A escassez e a inexistência mesmo de estudos sobre o tema no Brasil são surpreendentes, uma vez que a retórica oficial e midiática sempre foi altamente positiva em relação aos benefícios energéticos, econômicos e sociais da medida”, afirma Giacomelli, que se propôs a investigar essa aparente contradição no artigo em questão.

“Com base em dados empíricos fornecidos pelo Ministério das Minas e Energia e em pesquisas médicas conduzidas em diversos países, a análise demonstra que, além dos danos impostos à saúde e aos ritmos biológicos (circadianos) dos indivíduos, o ‘horário de verão’ implicou gigantescas perdas financeiras e energéticas ao longo do tempo”, conclui o professor da UFSM.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-57703

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes