Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Guia SiSU na UFSM orienta sobre ingresso em 89 cursos da Universidade

Inscrições estarão abertas de 15 a 18 de fevereiro no site sisu.mec.gov.br



Imagem quadrada, colorida, mostra um rosto feminino, de lado, com a boca aberta, numa comemoração, cabelo colorido, simulando uma festa de bixo. escrito em roxo e rosa, sobre fundo laranja, as inscrições relativas ao guia, apresentando o material. No lado inferior esquerdo está o logo da UFSM A Universidade Federal de Santa Maria disponibilizou, por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), o “Guia SiSU na UFSM“. A publicação tem por objetivo orientar os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a respeito do ingresso na UFSM via Sistema de Seleção Unificada (SiSU) no primeiro semestre de 2022.

A UFSM oferta, no SiSU 2022/1, 3.416 vagas em 89 cursos de graduação presenciais, distribuídas no Campus Sede, em Santa Maria, e nos campi descentralizados de Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões:

  • Cachoeira do Sul: 190 vagas em 05 cursos;
  • Frederico Westphalen: 305 vagas em 06 cursos;
  • Palmeira das Missões: 301 vagas em 06 cursos;
  • Santa Maria: 2.620 vagas em 72 cursos.

O Guia SiSU na UFSM orienta sobre documentos importantes a serem acessados pelos candidatos, como o Termo de Adesão (já publicado em ufsm.br/sisu) e os Editais da Chamada Regular e das Chamadas Orais On-line da Lista de Espera, a serem divulgados.

A publicação traz ainda uma série de orientações, como o Simulador de Cotas, que auxilia os candidatos na correta escolha da cota antes da inscrição no SiSU. Isso previne o indeferimento e a perda da vaga, uma vez que o Sistema não permite mudança de cota, caso o candidato não consiga comprovar as condições declaradas.

O Guia SiSU na UFSM também informa a respeito das webconferências, destinadas a pessoas inscritas nas cotas étnico-raciais e/ou destinadas a pessoas com deficiência. Devido à pandemia de Covid-19, todo o processo de habilitação e confirmação de vaga do SiSU 2022/1º semestre na UFSM será digital, sem exigir presencialidade.

O Guia traz também esclarecimentos sobre as dúvidas e dificuldades mais frequentes dos candidatos no momento da separação e do envio on-line da documentação solicitada nos editais.

Os candidatos devem estar atentos às datas, editais e orientações do Sistema de Seleção Unificada, uma vez que cada instituição participante do SiSU pode adaptar seus prazos dentro do cronograma determinado pelo Ministério da Educação (MEC). Na Universidade Federal de Santa Maria, essas orientações são sempre publicadas no site ufsm.br/sisu.

Por exemplo, as instituições podem adotar procedimentos específicos ou um prazo menor para a confirmação de vaga e matrícula da Chamada Regular, dentro do limite estabelecido pelo MEC (de 23 de fevereiro a 8 de março).

O mesmo acontece para os procedimentos relativos à Lista de Espera, que variam de acordo com as instituições participantes do SiSU. A UFSM adota as etapas de Habilitação (inserção de documentos no Portal de Confirmação de Vaga da UFSM) e de Classificação (geração de lista com os nomes que se habilitaram). Esses processos estão descritos no Guia SiSU na UFSM.

Confira as principais datas do SiSU 2022/1º Semestre:

  • Previsão de divulgação da nota do ENEM: 11/02 em https://enem.inep.gov.br
  • Inscrição no SiSU 2022 1º semestre: de 15/02 a 18/02 em https://sisu.mec.gov.br
  • Publicação da lista de pessoas classificadas na Chamada Regular: 22/02 em https://sisu.mec.gov.br
  • Confirmação de vaga e matrícula da Chamada Regular: de 23/02 a 08/03, de acordo com o edital, instruções e cronograma a serem publicados no site de cada instituição participante do SiSU (ufsm.br/sisu)
  • Prazo para manifestação de interesse em participar da Lista de Espera, para candidatos(as) que não foram classificados(as) na Chamada Regular: de 22/02 a 08/03 em https://sisu.mec.gov.br
  • Convocação dos(as) candidatos(as) da Lista de Espera para a Primeira Chamada Oral On-line, de acordo com o edital, instruções e cronograma publicados no site de cada instituição participante: após 10/03 em ufsm.br/sisu

Outras informações sobre o SiSU 2022/1º semestre podem ser obtidas pelo email copa.sisu@ufsm.br e pela página Confirmação de Vaga – UFSM no Facebook.

Texto: Prograd

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-57713

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes