Restaurante Universitário deve reabrir neste mês de fevereiro

o novo restaurante, inaugurado em dezembro, produzirá refeições para todas as unidades de Santa Maria

Na última quinta-feira (3), a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e a direção do Restaurante Universitário (RU) estiveram reunidas com as direções de Casa de Estudante para discutir questões referentes à reabertura do RU Campus I, cujas obras foram entregues em dezembro passado. Prevista para este mês de fevereiro, a reabertura do RU só ocorrerá após a vistoria dos bombeiros e a aprovação do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) do prédio da União.

A partir de uma nova sistemática de produção e distribuição das refeições, a direção do Restaurante Universitário trabalha para garantir alimentação de forma segura e contínua aos estudantes moradores da casa e cadastrados na primeira fase do Censo da PRAE. O processo de reabertura será realizado em três fases, sendo a primeira destinada a quem reside nas Casas do Estudante Universitário (CEU) II e III e Indígena incluídos no auxílio alimentação extraordinário, cadastrados na PRAE e que tenham feito agendamento prévio.

A decisão do retorno em etapas é uma medida preventiva e essencial para que a nova empresa responsável pela gestão do RU possa, em conjunto com a direção do restaurante, providenciar adaptações e ajustes necessários para a nova dinâmica de funcionamento. Outro fator que contribuiu para essa decisão foi o aumento no número de casos de Covid-19, pois lugares com aglomerações potencializam a disseminação do vírus e exigem, por parte da administração, que as decisões tomadas estejam de acordo com o protocolo elaborado pela Comissão Setorial de Biossegurança dos RUs. É importante ressaltar que, neste momento, só a primeira fase da reabertura será apresentada ao público, em virtude das fases subsequentes, que incluem todos os alunos com Benefício Socioeconômico (BSE) e a comunidade acadêmica, dependerem de um planejamento que só poderá ser elaborado a partir dos resultados obtidos na primeira fase.

Para o público atendido, duas refeições para levar serão disponibilizadas: uma no horário de almoço e a outra no horário do jantar.  Somente o titular poderá retirá-las. As refeições deverão ser realizadas na moradia de cada estudante, de acordo com os protocolos de biossegurança. O horário exato da distribuição ainda vai ser divulgado pela gestão do Restaurante. Neste primeiro momento, as refeições só serão distribuídas no RU I.  Os moradores diagnosticados ou com suspeita de Covid-19 deverão comunicar à PRAE para que possam receber a alimentação na portaria das CEUs.

Por último, é importante ressaltar que o auxílio alimentação para moradores cadastrados na CEU I será mantido durante esse período.

Texto: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor