Curso Técnico em Alimentos promove oficinas de geleias, conservas, cucas e massas

As oficinas fazem parte de um projeto do Colégio Politécnico voltado para a região da Quarta Colônia

Duas professoras e uma aluna do Curso Técnico em Alimentos do Colégio Politécnico da UFSM promoverão atividades em Centros de Referência em Assistência Social (Cras) nos municípios de Silveira Martins e Dona Francisca ao longo de todo o ano, ministrando oficinas de cucas, geleias, conservas vegetais e massas para a população da região.

As docentes Magda Monego (oficina de geleias e conservas vegetais) e Marlene Lovatto (oficina de cucas) e a discente Karem Rodrigues Vieira (oficina de massas) inscreveram o projeto de oficinas atendendo ao chamado da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, que busca implementar e coordenar uma proposta de Geoparque no território da Quarta Colônia de Imigração Italiana.

Os geoparques são áreas que possuem importância histórica, cultural, paisagística, geológica, arqueológica, paleontológica e científica. Atualmente, através de 17 projetos, a UFSM desenvolve ações em Caçapava do Sul e na Quarta Colônia para que essas regiões sejam consideradas como geoparques. O projeto visa a capacitação de moradores da região da Quarta Colônia, promovendo inclusão socioeconômica e produtiva especialmente de pessoas inscritas no Cadastro Único no âmbito do Plano Progredir, sob uma perspectiva empreendedora vinculada à cultura, ao turismo e à geração de renda.

Os interessados em participar das oficinas devem se dirigir aos Cras dos municípios. No primeiro semestre de 2022 será ofertada para a cidade de Dona Francisca as oficinas com as respectivas datas e turnos:

Oficina de massas e cucas – 50 horas

Dia da semana: segunda-feira a sábado, nos turnos da tarde e noite

Início: 25 de abril

Final: 30 de abril

Local: cozinha do salão paroquial

Escolaridade: ensino fundamental completo

Oficina de geleias e conservas vegetais – 50 horas

Dia da semana: segunda-feira a sábado, nos turnos da tarde e noite

Início: 23 de maio

Final: 28 de maio

Local: cozinha do salão paroquial

Escolaridade: ensino fundamental completo

No segundo semestre de 2022 serão ofertadas em Silveira Martins as oficinas de geleias e conservas vegetais, cucas e massas, com datas e turnos ainda a definir.

Geoparques – O título de geoparque é concebido pela Global Geoparks Network (GNN) com aprovação pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Para recebê-lo, a região necessita de atributos geológicos e paleontológicos, além do desenvolvimento do turismo e da economia local. Dessa forma, a participação da comunidade é um fator essencial para a consolidação de um geoparque, visando novas alternativas para a economia regional, de forma sustentável, por meio da conservação do patrimônio natural e cultural, da educação para o meio ambiente, incentivo à geração de renda através de iniciativas privadas, bem como ao turismo local. Tudo isso, através da apropriação do conhecimento, da capacitação da comunidade, da formação acadêmica, da pesquisa, da extensão, da intervenção e da articulação junto ao poder público local, entidades e sociedade civil organizada. Para saber mais sobre o tema, o público pode assistir ao documentário Geoparques, produzido pela TV Campus, o qual está disponível abaixo:

Texto: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico