A partir de abril, calouros(as) da UFSM deverão anexar comprovante de vacinação contra Covid-19 no Portal do Aluno

Candidatos(as) do SiSU que tiverem sua confirmação de vaga deferida precisarão prestar atenção em outros passos, antes do início do semestre letivo, que está programado para o dia 11 de abril, em conformidade com a Resolução UFSM N. 079/2022. Os(as) novos(as) acadêmicos(as) deverão seguir as orientações do e-mail de deferimento, para primeiro acesso ao Portal do Aluno com seu número de matrícula e para escolha de nova senha.

1) Comprovante de Vacinação contra Covid-19

No começo de abril, os(as) alunos(as) também deverão acessar o Portal e inserir foto ou cópia digitalizada do Comprovante de Vacinação contra Covid-19, ou print de tela gerado no aplicativo ConecteSUS, comprovando seu ciclo vacinal completo. A UFSM divulgará, em suas redes sociais e via e-mail, quando a funcionalidade estiver disponível no Portal do Aluno.

2) Acesso presencial à UFSM

Será cobrado dos(as) acadêmicos(as), ao ingressarem nas áreas físicas da UFSM, que usem máscara, mantenham o distanciamento social adequado e façam a higiene recomendada das mãos, de acordo com as normas de biossegurança em vigor.

3) Matrícula em Disciplinas

Tradicionalmente, a matrícula dos(as) calouros(as) é realizada de forma automática em todas as disciplinas do primeiro semestre do curso. Cabe aos(às) alunos(as) entrar em contato com a Coordenação ou Secretaria de Curso para obter informações sobre como realizar ajustes desejados, seguindo os prazos do Calendário Acadêmico.

Neste semestre de retorno às atividades acadêmicas presenciais, os(as) alunos(as) poderão encontrar em sua grade curricular disciplinas ofertadas de forma presencial, virtual ou híbrida (adotando um percentual de aulas a distância). Cabe aos(às) acadêmicos(as) informarem-se no site de seu curso a respeito de como cada disciplina será ministrada:

• quais ambientes virtuais de ensino e aprendizagem serão utilizados (Moodle, Google Classroom e outros);
  • qual percentual de carga horária a distância será ministrado na disciplina, se for o caso;
  • quais formas de interação e interatividade entre docentes e estudantes serão utilizadas;
  • que outros recursos educacionais serão empregados (softwares, aplicativos, métodos, sites);
  • a previsão de aulas síncronas e/ou assíncronas;
  • os critérios de avaliação da disciplina;
  • a atuação de tutor(a) como mediador(a) do processo de ensino e aprendizagem na disciplina, se for o caso.

Os(as) estudantes também encontrarão, no site do curso, informações sobre o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), sobre a sequência aconselhada de disciplinas a ser seguida e sobre quais os prazos para finalização do curso.

4) Solicitação de Benefício Socioeconômico (BSE) e acesso a Moradia Estudantil e Restaurante Universitário (RU)

Os(as) acadêmicos(as) deverão acompanhar, no site da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), orientações sobre como solicitar o Benefício Socioeconômico (BSE) e acessar vários direitos do(a) estudante, como moradia estudantil, Restaurante Universitário, bolsa-transporte e auxílio inclusão digital.

Os editais da PRAE informam a respeito das análises, auditorias, entrevistas e/ou verificações adotadas pela Pró-reitoria para concessão do BSE. Outras informações sobre os benefícios podem ser obtidas através dos emails prae@ufsm.br e  secretariaprae@ufsm.br, do site ufsm.br/prae ou por meio da página facebook.com/prae.ufsm

Informações: PROGRAD