Representantes da UFSM participam do Encontro Latino-Americano de Pós-Graduação em Saneamento Global

A UFSM terá representantes no 1º Encontro Latino-Americano de  Pós-Graduação em Saneamento Global, que acontecerá nesta quinta (10), em Montevidéu/URU. O evento é organizado pela Universidade Tecnológica do Uruguai em parceria com IHE Delft Institute for Water Education, com o objetivo debater conteúdos, materiais, treinamentos e cursos de pós-graduação (online e presencial) na área de saneamento, através do uso de uma plataforma de capacitações fornecida pelo IHE Delft (Global Sanitation Graduate School – GSGS).

Fazem parte da representação brasileira o pesquisador Alexandre Troian, que atualmente está em pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da UFSM e o professor Daniel Gustavo Picilli, do Programa de Engenharia Sanitária Ambiental, além de representantes da Universidade Federal de Viçosa, Unipampa e UERGS-São Francisco de Paula.

O Encontro prevê a participação de 34 participantes, representando 20 países da América Latina e Caribe. De acordo com Alexandre Troian, os principais objetivos da representação da UFSM são:

–  Fomentar ações interativas que envolvem a pesquisa e ensino entre a Universidade Tecnológica do Uruguai e Universidade Federal de Santa Maria, como: mobilidade de docentes e  discentes.

–  Analisar a possibilidade de acordo entre a o IHE Delft (Institute for Water Education – com sede na Holanda) e a UFSM.

–  Averiguar a potencialidade dos materiais fornecidos pelo IHE Delft no sentido de subsidiar os cursos existentes na UFSM, ou ainda, se for considerado viável, pensar cursos e/ou capacitações inéditas nesta área para nossa universidade.

Além destes objetivos estratégicos, Troian também afirmou que outra meta é levantar possibilidades de financiamento para a pesquisa em saneamento na universidade, além da importância da instituição estar inserida no debate global sobre o saneamento.