Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM apoia congresso internacional que vai discutir o trabalho doméstico

Congresso da Rithal acontecerá de 26 a 28 de março; no dia 21 haverá pré-evento



No próximo dia 21 de março, às 19h, acontece o Seminário Internacional “Três Marys liderando o caminho”, um pré-evento do 1º Congresso da Rithal – Red de Investigación sobre Trabajo del Hogar en América Latina. O CCSH, como Unidade da UFSM, está auxiliando a estrutura do evento, organizado por diferentes instituições e tendo por promotores locais o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, o Departamento de Ciências Sociais, a Especialização em Gênero e o Programa de Residência Multidisciplinar.

A Rithal nasceu em 2017 com o objetivo de criar uma rede e estabelecer espaços de diálogo e intercâmbio entre pesquisadores e estudantes do tema “trabalho doméstico” em diferentes países da América Latina. Conta atualmente com 125 participantes. O congresso será uma oportunidade de estreitar os laços da rede e agregar mais investigadores para estudar o tema.

Nesse primeiro evento, o objetivo é refletir sobre os caminhos analíticos do campo desde a publicação de “Muchachas No More: household workers in Latin America and the Caribbean”, em 1986, obra organizada por Elsa Chaney e Mary Garcia Castro que se constituiu, desde então, como marco para os estudos do campo. 

O congresso acontecerá de 26 a 28 de março, também via online, com transmissão simultânea em diferentes países (Brasil, México, Argentina, Colômbia e EUA).

O principal público a que se destina o evento é composto por pesquisadores e estudantes (graduação e pós-graduação), ativistas, sindicalistas, domésticas e interessados na temática do trabalho doméstico. 

Os principais nomes do Congresso Rithal são as três Marys (por isso o nome do pré-evento, “Três Marys liderando o caminho”): Mary Garcia Castro, professora visitante emérita na UERJ no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e afiliada ao Núcleo de Estudos sobre Desigualdades e Gênero (Nuderg-UFRJ); Mary Rosaria Goldsmith Connelly, professora da Universidad Autónoma Metropolitana-Xochimilco (México), conhecida por suas pesquisas sobre antropologia feminista, estudos da mulher e educação superior, trabalho doméstico e, especialmente, trabalho doméstico na América Latina; e Mary Romero, professora emérita de Estudos de Justiça e Pesquisa Social na Arizona State University (EUA), onde também participou de Estudos Africanos e Afro-Americanos; Mulheres e Estudos de Gênero e Estudos Asiático-Pacífico-Americanos. 

Mais informações sobre o pré-evento e o congresso no site.

Fonte: Núcleo de Comunicação Institucional do CCSH

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-57963

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes