Colégio Politécnico da UFSM inicia as aulas presenciais do Ensino Médio

Espaços foram adaptados para o retorno seguro de 114 alunos do Ensino Médio

foto colorida horizontal mostra alunos sentados de costas, separados por um corredor. Eles acompanham a fala de uma mulher à frente do auditório, e atrás dela há uma tela com orientações sobre teto de ocupação das salas de aula
Antes da recepção, cada aluno ganhou três máscaras PFF2

O Colégio Politécnico da UFSM deu início às aulas do Ensino Médio na manhã desta terça-feira (22). Seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19, os alunos foram recepcionados no auditório. No total, 114 estudantes do Ensino Médio começaram presencialmente as aulas do primeiro semestre, sendo 35 do primeiro ano. Os cursos técnicos e superiores do Politécnico iniciarão as aulas em 11 de abril, conforme o Calendário Acadêmico da UFSM, assim como o Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism).

O clima entre os estudantes era de expectativa. “Vou começar agora da forma que eu esperava quando ingressei”, disse Arthur Bolli, 15 anos, aluno do 2º ano, referindo-se à volta às aulas presenciais. No ano passado, o Politécnico teve dois meses de aulas híbridas. A experiência foi positiva, segundo a coordenadora substituta do Ensino Médio, Cândida Martins Pinto, o que dá ainda mais segurança para o retorno à presencialidade.

foto colorida horizontal mostra em detalhe faixas amarelas afixadas no chão em frente às classes e cadeiras, todas na cor azul
Marcações de distanciamento nas salas de aula
Os cuidados foram intensificados. Cada aluno ganhou três máscaras PFF2, e as salas de aula receberam marcações de distanciamento, respeitando o teto de ocupação, de acordo com orientações da Comissão Setorial de Biossegurança. Na entrada de cada sala de aula há um totem com álcool gel, e um novo bebedouro, que pode ser acionado com o pé, foi disponibilizado no hall do prédio F – os demais foram retirados.

foto colorida horizontal mostra um aluno segurando uma garrafinha, que enche de água enquanto ele aperta com o pé o pedal do bebedouro. O aluno usa camisa xadrez azul, calça preta, e tem mochila nas costas
Bebedouro pode ser acionado com o pé
Segundo Cândida, cada um ajuda o outro a cuidar dos protocolos, respeitando o distanciamento e os cuidados básicos, inclusive nos intervalos. A cada dia, o primeiro professor a ingressar na sala foi orientado a perguntar se algum aluno apresenta sintomas.

Na recepção desta terça-feira, coordenada pelo titular da Coordenação de Ensino Médio do Politécnico, Rodrigo Rozado Leal, os alunos conheceram seus professores e receberam informações sobre diversos serviços e setores da UFSM, como assistência estudantil, Bibliotecas, entre outros, além de orientações relativas à pandemia. Outras orientações serão repassadas em sala de aula. Também está prevista uma reunião com os pais dos alunos, que deverá ser realizada durante o primeiro mês de aula.

Texto: Ricardo Bonfanti/Agência de Notícias da UFSM
Fotos: Daniel Michelon de Carli/Unidade de Comunicação Integrada da UFSM