Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projetos de Computação Aplicada estão com edital aberto para bolsistas

Alunos de curso técnicos e de graduação podem se inscrever para atuar em projetos de pesquisa e extensão



Até o dia 20 de abril, estão abertas as inscrições para o processo seletivo de bolsistas em projetos de pesquisa e extensão na área de Computação Aplicada. Com coordenação dos professores Alencar Machado e Vinícius Maran, os projetos estão vinculados ao Laboratório de Computação Ubíqua, Móvel e Aplicada (Lumac), localizado no Colégio Politécnico da UFSM, cujo objetivo é desenvolver projetos de pesquisa, inovação, ensino e extensão com a participação de docentes, técnicos e alunos de graduação e pós-graduação.

Entre as áreas de interesse do laboratório estão a Computação Ubíqua (Ubicomp), a ciência de dados, o gerenciamento de processos de negócios e a programação web e mobile. Especificamente neste edital, os projetos apresentam temas como aplicações de aprendizado de máquina e computação móvel em soluções educacionais, aplicação de tecnologias para biossegurança em granjas de reprodutores de suídeos, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias inovadoras focadas no agronegócio, aplicação de rastreabilidade na cadeia de produção de proteína animal usando Blockchain e reaproveitamento de componentes de máquinas caça-níquel para construção de jogos educativos. 

Para inscrever-se no edital, o aluno deve estar regularmente matriculado na UFSM em um curso de graduação (licenciatura, bacharelado ou tecnólogos) ou em cursos de nível médio ou subsequente dos Colégios da UFSM (Colégio Politécnico e Colégio Técnico Industrial) até o período final de vigência da bolsa, com duração de um ano. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail lumac@ufsm.br. Na página do laboratório, é possível conhecer mais sobre os projetos, a equipe de professores e discentes, bem como ler depoimentos sobre as atividades desenvolvidas.

Link para acessar o edital completo, com cronograma e critérios completos de seleção

Link para inscrições online por meio de formulário

Acesse a página do Laboratório de Computação Ubíqua, Móvel e Aplicada (LUMAC)

Fonte: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-58174

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes