Professores da UFSM estreitam laços com a Universidade de Milão, na Itália

Aproximações objetivam abrir novas possibilidades de acordo de cooperação entre instituções

Os professores do Departamento de Química e do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFSM, Cezar Augusto Bizzi e Érico Marlon de Moraes Flores, visitaram a Universidade de Milão, Itália, na tarde do dia 07 de abril. Essa visita fez parte da missão internacional dos pesquisadores, que objetivam estreitar relações entre a UFSM e instituições ao redor do mundo. Desde o início de abril, já foram feitas visitas em universidades da Austrália e da Índia.

Em Milão, os professores Érico e Cezar foram recebidos pelos pesquisadores Claudia Bianchi e Carlo Pirola, com quem discutiram possíveis cooperações científicas na área de ultrassom e de catálise. Após a reunião, foi feita uma visita aos laboratórios do Instituto de Ciência e Tecnologia Molecular do CNR, do Departamento de Ciências Farmacêuticas e do Departamento de Química da Universidade de Milão.

Professores Claudia Bianchi e Cezar Bizzi
Professores Carlo Pirola e Érico Flores

A Universidade de Milão é uma das mais conceituadas da Europa e, na avaliação de Érico, tais aproximações são fundamentais para o desenvolvimento de pesquisas na química, sua área de atuação, mas também na UFSM como um todo, pois a partir desses contatos iniciais, novas parcerias de estudos e propostas de trabalho, em diversas áreas de estudo podem ser pensadas na Universidade. “Essa visita permitirá expandir a cooperação com pesquisadores da Universidade de Milão, abrindo novas portas para o desenvolvimento de pesquisas conjuntas e mobilidade de estudantes e pesquisadores”, afirma.

Com informações e fotos de Érico Flores