CTE promoverá Oficina sobre escrita acadêmica e Workshop de escrita científica

A Coordenadoria de Tecnologia Educacional (CTE), vinculada à Pró-Reitoria de Graduação da UFSM, está com inscrições abertas para Oficina sobre escrita
acadêmica e Workshop de escrita científica.

A Oficina sobre Escrita Acadêmica tem como objetivo promover a escrita criativa em dinâmicas acadêmicas, proporcionando aos estudantes de diferentes cursos a oportunidade de trocas de conhecimento sobre as possibilidades de escrita científica. A proposta é criar um espaço de orientação inicial em relação aos aspectos temáticos, de organização, normas e de ideias que podem resultar em um trabalho científico de qualidade, fornecendo um suporte aos alunos em relação às demandas do cotidiano universitário e da escrita científica.

O projeto será realizado nos dias 21/05 e 28/05 e contará com 20 vagas, tendo carga horária de 8h – com aulas presenciais aos sábados pela manhã, no CTE (prédio 14 da UFSM).

Ementa/programa:
– Introdução à Escrita Científica;
– O processo criativo enquanto teoria e prática;
– Criação do texto: partes componentes;
– Tipos de textos;
– Exercitando a Escrita Criativa: Atividade prática de criação de textos.

As inscrições estarão abertas do dia 06/05 até 18/05 e os interessados podem se inscrever através do formulário.

Além da oficina, o CTE abriu inscrições para o Workshop – Escrita Cientìfica: Passos Iniciais. O projeto busca promover a capacitação e letramento científico em relação às produções de textos acadêmicos, com a possibilidade de aprendizado sobre técnicas e gêneros diferentes para melhorar a escrita de forma geral em um espaço teórico e prático.

O workshop contará com 20 vagas e será realizado do dia 02/06 até 11/07, com carga horária de 20h e aulas presenciais nos sábados pela manhã, no CTE (prédio 14 da UFSM).

Ementa/programa:
– O que é Escrita Criativa?
– Tipos de textos científicos;
– Estrutura básica de um texto científico;
– Planejando um texto criativo;
– Estrutura de um Artigo Científico;
– Como publicar um texto científico;
– O projeto de pesquisa;
– Estrutura básica de um TCC, Monografia, Dissertação e Tese;
– Atividade prática: exercício de escrita.

As inscrições estarão abertas do dia 06/05 até 01/06 e podem ser realizadas através do formulário.

Caso haja alguma dúvida, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail apoio@cead.ufsm.br.