Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Incubadora Social visita empreendimentos em Caçapava do Sul

Também estão programadas visitas a empreendimentos em Santa Maria, São Pedro do Sul e Palmeira das Missões



O Recicla Pampa foi um dos empreendimentos sociais visitados em Caçapava do Sul

Representando a Incubadora Social da UFSM (órgão vinculado à Pró-Reitoria de Extensão), a técnica em assuntos educacionais Elisandra Della-Flora Weinitschke visitou na última quinta-feira (5) dois empreendimentos sociais incubados pelo órgão no município de Caçapava do Sul. Essa foi a primeira visita presencial aos grupos incubados em 2021.

Um dos empreendimentos visitados, o Coletivo Pretendedorismo, é formado por empreendedoras do ramo da moda, dança, artesanato e beleza. A sede fica no Clube Harmonia, e no encontro foram apresentadas as atividades de cada participante, além da realização de trocas de ideias e do reconhecimento das ações nas quais a incubadora possa intervir e mediar. Conforme destaca a coordenadora do coletivo, Catia Cilene Dutra, o grupo promove a igualdade racial e a inserção de pessoas em vulnerabilidade no mercado de trabalho.

O segundo empreendimento visitado foi o Recicla Pampa (localizado no bairro Santa Rita), que realiza a reciclagem de resíduos e a geração de renda para famílias de catadores. O empreendimento também é apoiado por um projeto de extensão da Universidade Federal do Pampa – na ocasião representada pela servidora Rafaela Rios – e conta com o auxílio do município para manter a sua sede. Durante a visita, a coordenadora do grupo, Eva Heman, apresentou as dependências do local, o brechó de roupas, calçados, bijuterias e outros itens, e o maquinário utilizado na reciclagem. Junto ao projeto, a Incubadora Social da UFSM pretende realizar parcerias para atender à demanda dos associados por organização da contabilidade.

O processo de incubação teve início em dezembro de 2021. Mais de 60 empreendimentos foram inscritos e participaram de nove encontros formativos semanais, com temas voltados ao empreendedorismo social, economia solidária e cooperativismo, entre outros. Os participantes receberam material didático, que pode ser visualizado aqui.

Com o retorno das atividades presenciais, a equipe da Incubadora Social está criando um roteiro para conhecer mais de perto as experiências dos incubados. Além de Caçapava do Sul, haverá visitas aos empreendimentos localizados em Santa Maria, São Pedro do Sul e Palmeira das Missões. O objetivo principal é verificar as demandas do plano de trabalho e conhecer melhor a realidade de cada um.

Com informações do Núcleo de Divulgação e Eventos da Pró-Reitoria de Extensão

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-58534

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes