Durante o 9º Congresso Brasileiro de Soja, que ocorre de 16 a 19 de maio em Foz do Iguaçu, a Equipe FieldCrops da UFSM vai lançar a segunda edição do livro Ecofisiologia da Soja – Visando Altas Produtividades. A obra detalha a interação entre ambiente, genética, manejo e produtor com vistas a uma produtividade alta, com sugestões que podem ser utilizadas por produtores, técnicos, consultores e academia como referência nas práticas de manejo. O objetivo é diminuir a lacuna de produtividade existente nas lavouras, aliado a uma produção sustentável de soja.
O leitor é convidado a conhecer o funcionamento da planta de soja e sua interação com o manejo e ambiente. No decorrer dos capítulos, busca-se ajustar os parâmetros ecofisiológicos da soja a ambientes e práticas de manejo específicas. O livro apresenta ainda, de forma ordenada e atualizada, as bases fenológicas, fisiológicas e morfológicas da soja.
A obra, que pode ser adquirida na Livraria UFSM, é um compilado de 13 anos de pesquisa realizada pela FieldCrops, a qual é uma equipe multidisciplinar e multi-institucional de pesquisa e extensão em soja, milho, trigo, arroz, mandioca e plantas de cobertura, buscando intensificação sustentável na agricultura. A equipe desenvolve trabalhos de pesquisa e extensão dentro da lavoura do produtor quando demandada, com foco na sustentabilidade da agricultura a nível global, sendo parceira em projetos internacionais como o Global Yield Gap Atlas.