Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professora da UFSM ministra oficina sobre quadrinhos para professores no Peru

Maria Clara Carneiro também participou de evento de introdução de quadrinhos brasileiros no Peru



Oficina com professores brasileiros e peruanos em Lima

A professora Maria Clara Carneiro, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFSM, ofereceu a oficina “Diálogo aberto – Ensino de PLE através de HQ”, de capacitação para professores de português para estrangeiros em Lima, no Peru, de 17 a 19 de maio.

A oficina foi uma iniciativa do Instituto Guimarães Rosa em Lima (anterior Centro Cultural Brasil-Peru), com apoio da Embaixada do Brasil no Peru e no âmbito do programa “Brasil em Quadrinhos”, do Ministério das Relações Exteriores e da Bienal de Quadrinhos de Curitiba. A capacitação foi gratuita para professores do instituto e externos.

O programa “Brasil em Quadrinhos” tem o objetivo de projetar o quadrinho brasileiro no exterior, em ações de difusão cultural e educativas, incentivando a internacionalização desse setor específico da economia criativa nacional. Uma das ações do projeto foi a seleção de títulos para a formação da “Gibiteca Brasileira”, uma biblioteca inicial com livros de quadrinhos recentes produzidos por autores brasileiros e de língua portuguesa. 

A professora Maria Clara Carneiro, líder do grupo de pesquisa “Oficinas de histórias em quadrinhos, e tradução: teoria da literatura e práticas literárias”, ficou a cargo da curadoria desses primeiros títulos, cuja reunião também objetiva apoiar o ensino de português da Rede de Ensino do Itamaraty no exterior. A primeira caixa de livros chegou em Lima no mês de abril, e a oficina com professores no centro cultural visava uma capacitação para utilizar histórias em quadrinhos no ensino de português como língua estrangeira. 

Maria Clara no último dia da oficina “Diálogo aberto – Ensino de PLE através de HQ”

A oficina para professores inaugurou a Semana de la Historieta Brasil-Peru, que também contou com três exposições em torno dos quadrinhos no Instituto Guimarães Rosa: o “Catálogo Cómic Brasil”, de cem livros selecionados pelo pesquisador e jornalista doutor Érico Assis, e sobre os livros “Carolina(Veneta, 2016), de Sirlene Barbosa e João Pinheiro, e “O morro da favela(Leya/Barba Negra, 2011), de André Diniz (leia a notícia da Federação de Periodistas do Peru sobre o evento). 

Esses dois livros e “Lovistori” (Braza, 2021), de Lobo e Alcimar Frazão, ganharam tradução pela editora Contracultura no Peru, com apoio da Embaixada do Brasil, e o lançamento ocorreu durante o Primeiro Festival de Historietas do Bicentenário peruano, entre os dias 19 e 22 de maio, no distrito de Miraflores, em Lima. 

A curadoria da programação brasileira do evento ficou a cargo da professora Maria Clara Carneiro, que também participou da apresentação do Catálogo Cómic Brasil ao lado da coordenadora da Bienal de Quadrinhos de Curitiba e do editor Lielson Zeni, da apresentação do livro “Morro da Favela“, com o autor peruano Jesús Cossio, além de mediar outras mesas do evento. 

Os convidados brasileiros também participaram, com representantes da Embaixada do Brasil, da entrega de livros de quadrinhos para a Biblioteca Mario Vargas Llosa, os primeiros títulos brasileiros que integrarão o acervo de um espaço importante para a cultura limenha. 

Parte da programação da Semana de la Historieta Brasil-Lima é narrada pela professora Solange Lopez, do Instituto Guimarães Rosa, no programa “Fala Brasil”, projeto jornalístico de professores e alunos peruanos de português do instituto.  

Fotos: Arquivo pessoal  

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-58692

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes