Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Oficinas de escrita, histórias em quadrinhos e tradução: teoria da literatura e práticas literárias

OFICINAS DE ESCRITA, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E TRADUÇÃO: TEORIA DA LITERATURA E PRÁTICAS LITERÁRIAS (GPOQT)

Ver no Diretório de Grupos da CNPq Pesquisa Em Atividade

Contato:

deescritapotencial@gmail.com Prédio:40-A Sala:2307
Notícias gpoqt
Oficina de escrita potencial terá encontros virtuais voltados ao público em geral na Biblioteca Central da UFSM
A “Oficina de escrita potencial”, projeto de extensão da UFSM aberto para o público santa-mariense e da região, recebe inscrições até 27 de maio pelo link. São oferecidas até 15…
11/05/2022 – 20:27
Professora da UFSM participa de antologia sobre quadrinhos brasileiros contemporâneos lançada na França
Publicações recentes demonstram que a pesquisa em quadrinhos vem crescendo na UFSM A professora Maria Clara Carneiro, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas do Centro de Artes e Letras (CAL)…
21/05/2021 – 18:18

Apresentação

O Grupo de Pesquisa Oficinas de escrita, histórias em quadrinhos e tradução: teoria da literatura e práticas literárias (GPOQT) tem como objetivo geral realizar investigações dentro das linhas de pesquisas que abordam práticas literárias e de histórias em quadrinhos pelo viés da semiologia literária.

Busca-se descerever e analisar a escrita e o quadrinho sob restrição, ideias difundidas pelos grupos Oulipo (Ouvroir de la littérature potentielle, ou “Oficina da literatura potencial”) e Oubapo (Ouvroir de la bande dessinée potentielle, “Oficina de quadrinhos potenciais”), em que a prática artística pode ser desenvolvida a partir de uma série de combinações estratégicas e lúdicas (as contraintes ou restrições). A pesquisa do grupo circunda teóricos majoritariamente de língua francesa, como Roland Barthes, Jacques Derrida e Georges Didi-Huberman. Dentre os diferentes projetos do grupo, também se almeja produzir e traduzir pesquisas especificamente sobre a escrita e quadrinhos sobre restrição e as histórias em quadrinhos em geral, levando em conta as interrelações entre a linguagem dos quadrinos e outras artes, bem como seus efeitos estéticos.

Atualmente, o grupo reúne duas linhas de pesquisa: a primeira, mais específica sobre histórias em quadrinhos, “Análise e teoria das histórias em quadrinhos”, que reúne pesquisadores de diferentes áreas acadêmicas, é mais abrangente; a segunda, “Estudos de semiologia: noções de estilo, autoria e jogo”, circunda as teorias semiológicas de Roland Barthes, abordando mais especificamente as práticas oulipianas e oubapianas.