Ir para o conteúdo Letras Ir para o menu Letras Ir para a busca no site Letras Ir para o rodapé Letras
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

GPOQT na Bienal de Quadrinhos de Curitiba



O Grupo de Pesquisa Oficinas de escrita, histórias em Quadrinhos e Tradução da Universidade Federal de Santa Maria e seus membros participarão ativamente do tradicional festival Bienal de Quadrinhos de Curitiba, na próxima semana, um dos mais importantes do país. O evento, que acontece desde 2011 na capital paranaense, reúne artistas, leitores, jornalistas e pesquisadores do mundo das histórias em quadrinhos em uma grande festa com palestras, debates e feira de livros, zines, revistas e derivados.

O GPOQT está representado desde a organização do evento, que tem, entre suas curadoras, a professora Maria Clara Carneiro, líder do grupo de pesquisa na UFSM. Conforme o site da bienal informa:

Depois de duas edições online durante a pandemia (2020 e 2021), e cinco anos desde sua última edição presencial, em 2018, a Bienal de Quadrinhos de Curitiba volta para casa, e retoma a sua essência, agora com mais amplitude e inclusão. A sétima edição do maior evento de quadrinhos do sul do Brasil acontece gratuitamente entre os dias 7 e 10 de setembro de 2023, no MuMA – Museu Municipal de Arte, no Portão Cultural.

O tema da vez é “Resistências, existências: quadrinhos e corpos plurais”. A homenageada da edição é a letrista Lilian Mitsunaga, responsável pelo letreiramento das edições brasileiras dos quadrinhos da Disney e criadora de fontes para edições brasileiras de obras de Will Eisner e Craig Thompson, entre outros. A curadoria é formada só por mulheres: Mitie Taketani, proprietária da Itiban Comic Shop; Maria Clara Carneiro, pesquisadora, tradutora de quadrinhos e professora do departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFSM; e Dandara Palankof, tradutora, editora no estúdio de produção editorial de super-heróis da Mythos Editora e coeditora da Revista Plaf, especializada em quadrinhos. Entre os artistas convidados e convidadas, já confirmaram presença Ilustralu, Marcelo D’Salete, Marília Marz, Ramon Vitral, Carol Ito, e Tai Silva.

Veja entrevista com a homenageada do evento, Lilian Mitsunaga.

Além da organização, membros do grupo – de diferentes instituições e partes do Brasil – presentes no evento participarão da feira, de debates como participantes e mediadores (veja mapa completo abaixo).

O vice-líder do grupo, Valter do Carmo Moreira, participa da feira e da sessão de autógrafos com seus zines Veja com as mãos, Fuga e Rapsódia no sábado. Guilherme E. Silveira, vice-líder no período de 2021-2022, lança Tempo e Estudo sobre Pessimismo – os dois lançam as publicações pelo Selo Risco Impresso. Haverá também lançamento da graphic novel de Lielson Zeni (vice-líder do período 2018-2021) com Alexandre Lourenço, pela editora Brasa.

Além dessas publicações artísticas, o grupo lança seu primeiro livro acadêmico, Hmmm! Paixão criativa de Moacy Cirne, também pelo Selo Risco Impresso e organizado pela professora Maria Clara Carneiro, Valter do Carmo Moreira, Guilherme E. Silveira e Lielson Zeni, com professores e pesquisadores convidados e também acadêmicos membros do grupo. O livro revisita a fortuna crítica de um dos pioneiros da pesquisa sobre história em quadrinhos no Brasil, o potiguar Moacy Cirne, e aborda um panorama da pesquisa recente no país e está em pré-venda no site da editora.

O grupo também organiza um evento acadêmico paralelo ao festival: Linhas Paralelas, 1a conferência de pesquisa em e sobre quadrinhos na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O evento, realizado com o grupo da UTFPR liderado pela professora Marilda Queluz, reunirá grupos de pesquisa da área e pesquisadores independentes, com o objetivo de imaginar uma rede para o setor e acontecerá na tarde de véspera da Bienal, 6 de setembro. Um resumo do evento será apresentado também no festival, no dia 8 de setembro, no Palco Ocupa às 13h30. A publicação completa do Linhas Paralelas pode ser acessada pelo link.

O GPOQT é um grupo de pesquisa que aborda as relações entre jogo e criação na literatura e nas histórias em quadrinhos. Sua linha mais ativa, “Análise e teoria dos quadrinhos” se debruça sobre a linguagem das HQs, suas aproximações com diferentes campos artísticos, a relação com sua história e sua materialidade, seja na questão da forma como no trabalho dos artistas. Outras atividades e publicações do grupo podem ser acessadas em sua página.

Confira a programação completa da Bienal nesse link e a participação do GPOQT abaixo. Outras informações, no site de crítica do grupo, Balbúrdia.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-483-1547

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes